TERRA, TRABALHO, EDUCAÇÃO: RELAÇÕES QUE PROJETAM DESAFIOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO.

Autores

  • Marlene Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.624

Palavras-chave:

Terra de trabalho, Trabalho camponês, Educação do campo.

Resumo

TERRA, TRABALHO, EDUCAÇÃO: RELAÇÕES QUE PROJETAM DESAFIOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO.

RESUMO:

Neste artigo abordo desafios vivenciados pelas famílias camponesas para permanecer na terra de onde retiram os produtos do trabalho que as sustenta. Isso se reflete nas dificuldades que a educação do campo enfrenta para sair do papel enquanto legislação. Este debate é importante ao desvelar questões que se colocam à educação do campo associada ao trabalho camponês, podendo subsidiar as demandas dos movimentos organizados na Via Campesina e na CONTAG. O artigo está organizado em três partes. Inicio pela reflexão sobre a terra como meio de produção e de disputa entre os trabalhadores do campo e o capital que os explora. A segunda parte trata da política nacional para a educação do campo sob a forma de programas. Na terceira aponto questões à educação do campo que estão associadas à terra e ao trabalho camponês.

Palavras-chave: Terra de trabalho; Trabalho camponês; Educação do campo.

 

LAND, WORK, EDUCATION: RELATIONS THAT CHALLENGES TO DESIGN THE RURAL EDUCATION.

SUMMARY:

In this article I approach challenges experienced by peasant families to stay on land where withdraw the products of labor that sustains them. This is reflected in the difficulties that the countryside education faces to become a reality according legislation. This debate is important to uncover issues facing the countryside education associated with peasant labor, and may subsidize the demands of organized movements in Via Campesina and CONTAG. The paper is organized into three parts. Start by reflecting on the land as a means of production and dispute between field workers  and the capital that exploits them. The second part deals with the national policy on countryside education in the form of programs. The third point out issues to education field that are associated with the land and peasant labor.

Keywords: Work earth; Peasant labor; Countryside education.

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Biografia do Autor

Marlene Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marlene Ribeiro, Drª em Educação, com pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, da UERJ; com bolsa de produtividade do CNPq e vinculada ao GT: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2015-12-15

Como Citar

RIBEIRO, M. TERRA, TRABALHO, EDUCAÇÃO: RELAÇÕES QUE PROJETAM DESAFIOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.624. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6773. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê