INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: MATERIALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS NA LICENCIATURA

Autores

  • Maura Pereira Dos Anjos UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.645

Palavras-chave:

Política de Ensino Superior, Formação Docente, Licenciatura em Educação do Campo.

Resumo

Este artigo discute a institucionalização da Educação Superior do Campo a partir da criação do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LPEC) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca analisar a concepção e a prática da organização do trabalho pedagógico desenvolvido no curso a partir da Alternância Pedagógica e da teoria crítica. Na construção da licenciatura há desafios internos e externos: desafios do reconhecimento social e institucional a partir de contratação dos egressos e inserção nos concursos públicos; a realização da alternância pedagógica, na aproximação da Educação Básica do Campo; o desafio de materializar a proposta da Educação do Campo em contraposição ao projeto neotecnicista de formação e o desafio de ofertar um ensino de qualidade na formação por área de conhecimento.

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Biografia do Autor

Maura Pereira Dos Anjos, UNIFESSPA

Graduada em Pedagogia. Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Docente da Faculdade de Educação do Campo da UNIFESSPA. Pesquisadora integrante do Observatório da Educação do Campo – UNIFESSPA, projeto UnB/UFPA/UFS/UNIFESSPA.

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Publicado

2015-12-15

Como Citar

DOS ANJOS, M. P. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: MATERIALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS NA LICENCIATURA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.645. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6792. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê