AGROECOLOGIA E EDUCAÇAO DO CAMPO NA ZONA DA MATA MINEIRA

Autores

  • Lourdes Helena Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Élida Lopes Miranda Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.651

Palavras-chave:

Educação do Campo, Agroecologia, Intercâmbios Agroecológicos

Resumo

Resumo: A Educação do Campo tem se afirmado em nossa sociedade por um conjunto de lutas e práticas educativas em defesa de outro paradigma de educação. Nesse contexto, a agroecologia tem emergido como estratégia nas experiências e práticas do movimento. A presente pesquisa objetivou analisar a constituição do movimento agroecológico e as práticas educativas do programa de formação de agricultores em agroecologia. Metodologicamente, a coleta de dados envolveu os procedimentos da análise documental, observação participante, questionários e entrevistas. Nossas análises revelaram, entre outros, que os princípios da Educação do Campo e da Agroecologia correspondem à mesma matriz histórica social, constituindo esses movimentos campos de conhecimentos que têm em comum a luta pela terra; protagonismo dos movimentos sociais; outra concepção de educação, de desenvolvimento de campo e sociedade.

 

Palavras-Chave: Educação do Campo; Agroecologia; Intercâmbios Agroecológicos.

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Biografia do Autor

Lourdes Helena Silva, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa 

Departamento de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Educação do Campo

 

Élida Lopes Miranda, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação

Educação do Campo

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Publicado

2015-12-15

Como Citar

SILVA, L. H.; MIRANDA, Élida L. AGROECOLOGIA E EDUCAÇAO DO CAMPO NA ZONA DA MATA MINEIRA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.651. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6798. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê