Saberes da docência universitária na percepção de professores de ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.881Palavras-chave:
Saberes da docência universitária. Formação de professores. Ensino básico.Resumo
O estudo discute percepções de professores de rede municipal pública de ensino fundamental sobre os saberes da docência universitária, explicitados na prática profissional de docentes de cursos de licenciatura. A metodologia adotada, pautada em abordagem qualitativa, foi promovida via pesquisa de campo e realizada com suporte em questionários semiestrutados. A amostra dos sujeitos foi composta de doze professores de uma escola da rede municipal de Fortaleza, Ceará, no ano de 2015. Os achados de pesquisa apontam que ser profissional da educação não se reduz ao domínio de uma área da Ciência, mas também requer conhecer os caminhos de mediação pedagógica deste saber junto aos educandos na relação entre a teoria e a prática. Para tanto, é salutar que o professor universitário tenha respaldo na realidade do ensino básico, a fim de que possa mediar a formação para a docência no contexto da práxis pedagógica.Downloads
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Referências
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Publicado
2017-10-23
Como Citar
VIEIRA, H. P.; THERRIEN, J.; CASTRO, F. M. F. M. Saberes da docência universitária na percepção de professores de ensino básico. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 267–285, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.881. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6966. Acesso em: 7 nov. 2024.
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