Racismo estrutural e o direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.892Palavras-chave:
Racismo estrutural. Educação. Exclusão social.Resumo
O artigo pretende analisar a relação entre o racismo estrutural e o direito à educação, considerando levantamento quantitativo concernente aos ensinos médio e superior, bem como a eficácia da Lei 10.639/2003. Refletir sobre a educação sob a perspectiva racial constitui mais um elemento que revela a exclusão social dos negros no Brasil, de modo que o ensino médio pode ser representado por uma bifurcação social e racial, enquanto o ensino superior passou por um processo de capitalização concomitante à implementação de políticas públicas de ação afirmativa. Por fim, a ineficácia da Lei 10.639/2003 também demonstra o comprometimento do Estado na manutenção do racismo, elemento que lhe é intrínseco.Downloads
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Referências
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Publicado
2017-12-12
Como Citar
BERSANI, H. Racismo estrutural e o direito à educação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 380–397, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.892. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6975. Acesso em: 10 nov. 2024.
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