Clube de ciências na formação inicial de professores de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8028

Palavras-chave:

Clubes de ciências, Formação inicial de professores, Educação em química

Resumo

Este relato teve por objetivo analisar como a participação de alunos de licenciatura em Química em atividades de um Clube de Ciências contribuiu para sua formação inicial. Focaram-se os relatos escritos dos estudantes de licenciatura em Química sobre como a elaboração e a aplicação de atividades de ensino agregaram para sua própria formação docente. Os licenciandos participaram da elaboração e aplicação de atividades de ensino em 16 reuniões de um Clube de Ciências de uma escola pública localizada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A partir de uma perspectiva sociocultural, os excertos dos relatos evidenciam que aspectos emocionais positivos resultantes da participação dos licenciandos nas atividades no Clube de Ciências são fundamentais para a formação inicial. Além disso, os licenciandos também apontaram aspectos qualitativos diferenciados na interação com os estudantes de ensino básico como elemento central para sua formação e também como poderiam utilizar melhor as atividades de experimentação. Evidencia-se que as atividades em Clubes de Ciências possibilitam vivências singulares que também viabilizam a formação inicial de professores de Química.

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Biografia do Autor

Jackson Gois, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor do Departamento de Educação da UNESP Rio Preto, onde atua na área de Educação e Ensino de Química e Ciências. Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Química, Mestrados em Bioquímica e Ensino de Ciências e Doutorado em Educação na USP.

Juliana Delucia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestra em Ensino e Processos Formativos pelo Programa Multidisciplinar Interunidades da UNESP (São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Licenciada em Química pela UNESP (São José do Rio Preto). 

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Publicado

2020-05-31

Como Citar

GOIS, J.; DELUCIA, J. Clube de ciências na formação inicial de professores de química. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020002, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8028. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8028. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência