Pesquisa narrativa
reflexões sobre produções dos últimos 14 anos
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8403Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Desenvolvimento profissional, Espaço tridimensionalResumo
Apresenta-se, neste artigo, os resultados de uma pesquisa de natureza bibliográfica, cuja metodologia envolveu um levantamento no portal de periódicos da CAPES. Este estudo configura-se como uma das etapas de pesquisa de doutorado da autora principal deste texto e buscou levantar dados pertinentes ao uso das narrativas como método e como fenômeno, considerando os trabalhos que apresentaram resultados de investigações a partir da metodologia de pesquisa narrativa, com base nos autores Connelly e Clandinin. A pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019. Os dados foram organizados considerando o descritor: Pesquisa Narrativa, as datas de publicação e a metodologia apresentada. A partir do tratamento dos dados, são discutidos alguns termos que compõem o arcabouço dessa metodologia como Experiência, Espaço Tridimensional, Pessoas e o lugar da teoria na pesquisa, termos estes que se aproximam do interesse dos autores deste texto.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003
ARAGÃO, Rodrigo. Cognição, emoção e reflexão na sala de aula: por uma abordagem sistêmica do ensino/aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 101-120, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982005000200005
CARVALHO, Sandra Pavoeiro Tavares. Narrativas sobre inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em uma Escola Municipal de Educação Básica de Cuiabá/MT. 2017. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey Bass Publishers, 2000.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 1. ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: UDUFU, 2011.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge et al. (ed.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. p. 11-59.
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2 ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Investigação narrativa na formação de professores de química. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 179-196, jan./abr. 2016. http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i1.9004
EVANGELISTA, Edson Gomes. Narrativas de professores de língua portuguesa e língua espanhola em processo inicial do tornar-se docente em contextos institucionais. 2017. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Tradução de Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2014.
FREITAS, Lilliane Miranda; GHEDIN, Evandro Luiz. Narrativas de formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 111-131, jan./jun. 2015. https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1929
FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 138-149, jan./abr. 2008. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100012
GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, ago. 2005. https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000200013
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, jan./mar. 2015. https://doi.org/10.1590/0102-4698130280
MARIANI, Fábio; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 109-133, jan./abr. 2016. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8878
MARIANI, Fábio. Os processos formativos de licenciandos em física do IFMT: narrativas sobre o ser professor e a ação de ensinar. 2016. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.
MELLO, Dilma Maria de. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do Curso de Letras. 2004. 220 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
MOREIRA, Lineuza Leite. Multiculturalidade no ensino de Ciências em uma escola do município de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT. 2019. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.
NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.
OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13., Curitiba, 2017. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2017.
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato et al. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 60, p. 631-656, set./dez. 2016. https://doi.org/10.29286/rep.v25i60.4090
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 10, n. 2, p. 53-66, jul./dez. 2012. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896
SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Escrita-evento na radicalidade da pesquisa narrativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e150044, 2017. https://doi.org/10.1590/0102-4698150044
TELLES, João Antonio. A trajetória narrativa: histórias sobre a formação do professor de línguas e sua prática pedagógica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 34, p. 79-92, jul./dez. 1999.
VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João Antonio. Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.