Educação Popular Negra

breves notas de um conceito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8488

Palavras-chave:

Educação popular, Educação popular negra, Cultura popular negra

Resumo

Neste ensaio, a cultura e a educação popular realizada pela população negra são entendidas no contexto de lutas políticas de libertação e emancipação. Nesse contexto, indaga-se: essas lutas ocasionam saberes de libertação e emancipatórios? A elaboração conceitual Educação Popular Negra (EPN) emerge como modo de apreender esses saberes gerados que buscam reconhecer e valorizar determinada produção sociopolítica e cultural afrodiaspórica. As ideias foram desenvolvidas por meio da pesquisa bibliográfica. Para elucidar a operacionalidade conceitual da EPN relacionada às práticas sociais buscou analisar, por meio da técnica análise de conteúdos, três estudos que pautam o reconhecimento da diversidade étnico-racial. As reflexões apontam que é na concretização de práticas sociais voltadas para a cultura popular negra que são constituídos, organizados e compartilhados os saberes de libertação e emancipatórios relacionados ao reconhecimento e à valorização da cultura africana e afro-brasileira.

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Biografia do Autor

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

É professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar (DAE). É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

SILVA, N. N. da . Educação Popular Negra: breves notas de um conceito. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020033, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8488. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8488. Acesso em: 7 nov. 2024.