Formação de professores baseada na investigação pedagógica

um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Estágio, Investigação pedagógica

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre o modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho (Portugal), criados com a reforma de Bolonha. O modelo confere um lugar central ao desenvolvimento de um projeto de investigação pedagógica na escola, apresentado num relatório final defendido em provas públicas. O estudo envolveu a análise qualitativa de 40 relatórios de estágio e um inquérito por questionário respondido por supervisores da universidade (n=34), orientadores cooperantes das escolas (n=112) e ex-estagiários (n=133). São apresentados resultados relativos à natureza e impacto dos projetos e às competências profissionais evidenciadas nos relatórios. Conclui-se que as perceções dos participantes e os relatórios estão globalmente alinhados com pressupostos e linhas de ação do modelo, embora se identifiquem algumas limitações que apontam a necessidade de melhorias nos processos de formação.

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Biografia do Autor

Flávia Vieira, Universidade do Minho

Professora Catedrática da Universidade do Minho (UMinho). Departamento do Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. Doutoramento em Educação, Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras, Universidade do Minho.

José Luís Jesus Coelho da Silva, Universidade do Minho

Professor no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho). Doutoramento em Educação, na área de conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências.

Maria Teresa Machado Vilaça, Universidade do Minho

Professora Auxiliar na Universidade do Minho (UMinho), Departamento do Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. Doutoramento Metodologia do Ensino das Ciências, Universidade do Minho. 

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

VIEIRA, F. .; SILVA, J. L. J. C. da; VILAÇA, M. T. M. . Formação de professores baseada na investigação pedagógica: um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensino. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020012, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9060. Acesso em: 7 nov. 2024.