EJA integrada à Educação Profissional

reflexões acerca do PROEJA no Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..9592

Palavras-chave:

Concepção de ser humano, Educação, Trabalho, Educação Integrada, PROEJA

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, e traz alguns elementos centrais para discutir a recente política de integração entre a EJA e a educação profissional, objetivando contribuir com o debate acerca da concepção de ser humano a partir da integração da educação profissional com a educação básica. Elaborou-se uma discussão acerca da relação entre educação e trabalho no processo formativo do ser humano. Nesse sentido, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental em legislações e sites oficiais para a análise a partir do pensamento teórico marxista. Os resultados evidenciaram a predominância da perspectiva interessada de formar sujeitos e a perspectiva da integração é pautada numa visão minimalista e não articulada à uma concepção ontológica do trabalho enquanto mediação para a emancipação humana.

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Biografia do Autor

Arleson Noite Ribeiro, Universidade Federal do Amapá

Graduado em Geografia. Especialista em Políticas Educacionais. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Amapá. 

Valeria Silva de Moraes Novais, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professora adjunta e chefe da Divisão de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amapá, docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá, líder do Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Gestão (GEPPEG).

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

RIBEIRO, A. N.; NOVAIS, V. S. de M. EJA integrada à Educação Profissional: reflexões acerca do PROEJA no Amapá. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020042, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.9592. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9592. Acesso em: 4 dez. 2024.