EJA integrada à Educação Profissional
reflexões acerca do PROEJA no Amapá
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..9592Palavras-chave:
Concepção de ser humano, Educação, Trabalho, Educação Integrada, PROEJAResumo
O presente artigo é parte da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, e traz alguns elementos centrais para discutir a recente política de integração entre a EJA e a educação profissional, objetivando contribuir com o debate acerca da concepção de ser humano a partir da integração da educação profissional com a educação básica. Elaborou-se uma discussão acerca da relação entre educação e trabalho no processo formativo do ser humano. Nesse sentido, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental em legislações e sites oficiais para a análise a partir do pensamento teórico marxista. Os resultados evidenciaram a predominância da perspectiva interessada de formar sujeitos e a perspectiva da integração é pautada numa visão minimalista e não articulada à uma concepção ontológica do trabalho enquanto mediação para a emancipação humana.
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