Crianças encarnadas

pluralidades e adversidades não incorporadas à BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..9768

Palavras-chave:

Crianças Encarnadas. BNCC. Educação Infantil.

Resumo

O artigo aborda a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O foco das análises priorizou as orientações para Educação Infantil. As discussões sobre a BNCC e seus contrassensos se apoiaram nas proposições de Cury, Reis e Zanardi (2018), um currículo nacional, num país plural e desigual, acirra as preocupações, em especial no que tange à incorporação das singularidades infantis e o respeito às diferenças. Crianças encarnadas apresentam desafios para propostas que têm como referência a perspectiva de criança legal, essencializada nos textos legais. Diante desta relação criança legal x criança encarnada, o texto assumiu como objetivo pensar, a partir da análise documental em que medida a proposta da BNCC dialoga com as diversidades e adversidades infantis em sua pluralidade e desigualdade. Identificou que objetivos rígidos e nacionais favorecem o enquadramento das diferenças infantis, quando não sua exclusão.

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Biografia do Autor

Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Vânia Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC - www.iesc.pro.br (Diretório CNPq).

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

GONÇALVES, A. do C. C. .; ARAÚJO, V. C. de . Crianças encarnadas: pluralidades e adversidades não incorporadas à BNCC. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020044, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.9768. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9768. Acesso em: 4 dez. 2024.