A atuação do projeto de extensão “COMSEA, O QUE É?”, na propagação do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional e seus deveres
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.11014Palavras-chave:
Políticas públicas, Projeto de extensão, Segurança alimentar e nutricional, Direito humano à alimentação adequadaResumo
O propósito do artigo foi ressaltar a atuação do Projeto de Extensão da UFJF “COMSEA, o que é?” na cidade de Juiz de Fora/MG, enfatizando a necessária interação do saber popular e o conhecimento acadêmico. O projeto contribuiu para divulgação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, órgão municipal precursor do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e criou-se um acervo sobre políticas públicas de SAN. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O método adotado envolve análise documental de atas das reuniões plenárias do COMSEA-JF no período de 5 anos, entrevistas com conselheiros da cidade e a realização de atividades de capacitação de conselheiros. Concluiu-se ser positiva a parceria do projeto “COMSEA, o que é?”, com o COMSEA-JF e a população, que em um processo dialógico conseguem articular políticas públicas efetivas de Segurança Alimentar e Nutricional. O marco teórico foi Paulo Freire e Luciene Burlandy.
Downloads
Referências
AÇÃO BRASILEIRA PELA NUTRIÇÃO E DIREITOS HUMANOS. O Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/DHAA_SAN.pdf>. Acesso em: 1abr.2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2006. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-e-nutricional>. Acesso em: 1 abr. 2020.
BURLANDY, Luciene. A atuação da sociedade civil na construção do campo da alimentação e nutriçãono Brasil: elementos para reflexão. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 63-72, 2011.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL,4. 2011, Salvador.Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/folder-direito-humano-a-alimentacao-adequada>. Acesso em: 30 mar. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – CONSEA. ASegurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/publicacoes/seguranca-alimentar-e-nutricional/a-seguranca-alimentar-e-nutricional-e-o-direito-humano-a-alimentacao-adequada-no-brasil-indicadores-e-monitoramento/relatorio-consea.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2020.
COSTA Christiane Gasparini Araújo. Segurança alimentar e nutricional: significados e apropriações. São Paulo: Fapesp; 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. In: Paulo Freire, p 81, 2005.
JUIZ DE FORA. Lei 13.150 em 18 de Junho 2015. Dispõe sobre a criação da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN – Municipal. Juiz de Fora: Câmara Municipal, [2015]. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/index.php>. Acesso em: 1 abr. 2020.
RAMOS, Camila Irigonhé. CUERVO, Maria Rita Macedo. Programa bolsa família a interface entre aatuação profissional e o direito humano à alimentação adequada. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n 8, 2012.
REVISTA SAÚDE EM REVISTA. Piracicaba: UNIMEP, 2004. Segurança Alimentar e Nutricional. INSS15167356. Disponível em: <http://www.urbal.piracicaba.sp.gov.br/download/Sa%FAde%20em%20Revista%20-%20Seguran%E7a%20Alimentar.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.
PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Secretaria de assistência social. Mapa social, análise da situação de desenvolvimento familiar de Juiz de Fora. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/sds/arquivos/publicacoes/mapa_social_juiz_de_fora.pdf>. Acesso em: 23 abr.2020.
PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Conselho municipal de segurança alimentar e nutricional. Resolução nº 009 de 24 de abril de 2012. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/reunioes/resolucoes/outros_anos/arquivos/res009_240412.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2020.
PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/reunioes/atas/index.php>. Acesso em: 11 ago. 2020.
PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/estrutura/composicao.php>. Acesso em: 11 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.