Identificação de problemas ambientais na ótica dos estudantes do ensino Fundamental e Médio de Rio Paranaíba-MG
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v9i.11017Palavras-chave:
Educação ambiental. Percepção ambiental. Conservação ambiental.Resumo
O conhecimento dos problemas ambientais é importante para a discussão e tomada de atitudes sobre a conservação do meio ambiente. Rio Paranaíba é marcado pela intensa produção agrícola e poucos programas de incentivo a conservação ambiental. Objetivou-se verificar a identificação dos problemas ambientais na ótica dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, conscientizá-los sobre esta problemática, bem como, destacar a importância dos diferentes biomas e sua conservação. Foram aplicadas metodologias específicas às faixas etárias envolvendo questionários, vídeos, palestras e atividades lúdicas em três escolas do município. Os estudantes do Ensino Fundamental I apresentaram uma visão do meio ambiente globalizado. Já os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio apresentaram uma visão "naturalista" do meio ambiente, não associando natureza e sociedade. Estudantes e professores demostraram que muitos dos temas tratados durante as atividades foram novidades para eles.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.