Identificação de problemas ambientais na ótica dos estudantes do ensino Fundamental e Médio de Rio Paranaíba-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v9i.11017

Palavras-chave:

Educação ambiental. Percepção ambiental. Conservação ambiental.

Resumo

O conhecimento dos problemas ambientais é importante para a discussão e tomada de atitudes sobre a conservação do meio ambiente. Rio Paranaíba é marcado pela intensa produção agrícola e poucos programas de incentivo a conservação ambiental. Objetivou-se verificar a identificação dos problemas ambientais na ótica dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, conscientizá-los sobre esta problemática, bem como, destacar a importância dos diferentes biomas e sua conservação. Foram aplicadas metodologias específicas às faixas etárias envolvendo questionários, vídeos, palestras e atividades lúdicas em três escolas do município. Os estudantes do Ensino Fundamental I apresentaram uma visão do meio ambiente globalizado. Já os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio apresentaram uma visão "naturalista" do meio ambiente, não associando natureza e sociedade. Estudantes e professores demostraram que muitos dos temas tratados durante as atividades foram novidades para eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

04-12-2020

Como Citar

LOZASSO, J., PEREIRA, J. dias ., OLIVEIRA, A. H. de ., SILVA, K. S. ., SILVA, R. S. ., & SOUZA, R. A. de . (2020). Identificação de problemas ambientais na ótica dos estudantes do ensino Fundamental e Médio de Rio Paranaíba-MG. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 9, 1–12. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.11017

Edição

Seção

Artigos