NAF: um projeto de extensão que contribui para o desenvolvimento de estudantes, sociedade e instituições públicas
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.11625Palavras-chave:
Educação fiscal, Extensão, Projeto NAFResumo
O “Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFCA” é um projeto de extensão criado em 2019. O objetivo desse relato é descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão NAF. Inicialmente, foram realizados treinamentos ofertados pela Receita Federal, SEFAZ-CE e pelo professor orientador para a capacitação dos discentes. Também realizou-se reuniões para a organização do projeto. Logo após, começaram os atendimentos para a sociedade. Percebeu-se que houve bastante participação dos alunos, aumento de suas relações interpessoais e melhoria na comunicação. Assim, identificou-se que o projeto é de grande relevância para todos os envolvidos.
Downloads
Referências
AGNOLIN, Tatiane Daniela. A importância da tecnologia da informação na contabilidade: um estudo em uma empresa de prestação de serviços contábeis em Caxias do Sul – RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2008.
BRASIL. A Cidadania Fiscal na Receita Federal. Disponível em: <http://receita.economia.gov.br/acessorapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/a-educacao-fiscal-na-receita-federal>. Acesso em 17 Jun. 2020.
BRASIL. Educação Fiscal. Disponível em: <http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal>. Acesso em: 17 Set. 2020.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Auxílio Emergencial do Governo Federal. Disponível em: <https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio>. Acesso em: 04 Ago. 2020.
DEMETRIO, Vanessa Lima. A importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, liderança. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-relacionamento-interpessoal-no-ambiente-de-trabalho-lideranca/118344>. Acesso em: 08 Set. 2020.
GRZYBOVSKI, Denize; HAHN, Tatiana Gaertner. Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributária. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 5, p. 841-864, 2006.
LOYOLA, Micheli Franzoni de; PAIVA, Emílio. A importância da comunicação entre líderes e liderados. Memorial TCC – Caderno da Graduação, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 239-255, 2017.
MOREIRA, Josicleide de Amorim Pereira; VIEIRA, Maria das Graças; SILVA, Cristiane Gomes da. Entre a Teoria, a Prática e a Tecnologia: Relação entre o Saber Teórico e o Saber Prático no Contexto da Formação Contábil e o Pensamento de Jüngen Habermas. Brazilian Business Review, v. 12, n. 4, p. 130-148, 2015.
SILVA KOGLIN, Terena Souza da; OLIVEIRA KOGLIN, João Carlos de. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 71-78, 2019.
SOUZA, Eliene Costa de; SOUSA, Sara Neris; SILVA, Anderson Roberto Pires e; GONÇALVES, Tadeu Junior de Castro. As características qualitativas da informação contábil a partir da percepção dos profissionais de contabilidade. Anais do XII Congresso UFPE de Ciências Contábeis, [s. l.], v. 3, p. 1-17, 2018.
UFCA itinerante. Disponível em: <https://www.ufca.edu.br/academico/extensao/ufca-itinerante/>. Acesso em: 05 Ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.