Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade

Autores

  • Letícia Silva Ferreira Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0003-1248-3495
  • Viviane Santos Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Vera Simone Schaefer Kalsing Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v7i1.320

Resumo

Este relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nas
relações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Silva Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (UFSJ) no ano de 2011. Atuou como monitora do Departamento de Educação (DECED) da referida Universidade nas áreas de Literatura Infantil e Estágio Supervisionado em Gestão Pedagógica. Pós-graduada em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) no ano de 2014. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão do Departamento de Administração e Economia da UFLA. Possui experiência em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental tendo atuado como professora regente de turmas nos dois segmentos na rede pública e privada de ensino. Atualmente atua como Professora EBTT da Universidade Federal de Lavras no Núcleo de Educação da Infância (NEDI) e também atua como tutora a distância no curso de Pedagogia da UFLA. Integra o grupo de pesquisas NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância) e o GEPGR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Raça).

Viviane Santos Pereira, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras - DAE/UFLA (orientação) -

Vera Simone Schaefer Kalsing, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras - DCH/UFLA (orientação) - vera.kalsing@dch.ufla.br

Downloads

Publicado

03-09-2018

Como Citar

Ferreira, L. S., Pereira, V. S., & Kalsing, V. S. S. (2018). Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 7(1). https://doi.org/10.21284/elo.v7i1.320

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)