Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.1322Palavras-chave:
Agroecologia. solos. Educação. Metodologia participativa. Pesquisa participativa.Resumo
A Troca de Saberes é um evento realizado na Universidade Federal de Viçosa, que busca o diálogo entre saberes científico e popular. Durante o evento foi realizada a Instalação Artístico-Pedagógica denominada "Os tesouros escondidos da roça". Diversos elementos foram organizados no espaço de forma harmônica com a intencionalidade pedagógica de favorecer o diálogo entre os participantes. A instalação foi planejada a partir de um "círculo de cultura", e contou com a participação de dois professores e 16 estudantes da graduação e pós-graduação da UFV. O objetivo foi gerar visibilidade aos processos, organismos e pessoas que vivem na roça e que têm sido historicamente invisibilizados. Durante a Troca de Saberes, 25 pessoas participaram, entre elas duas crianças e uma jovem surda. A participação efetiva de todos, a troca de conhecimentos e saberes e o reconhecimento dos tesouros da roça foram os principais resultados deste trabalho, importantes para o entendimento dos sistemas de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.