Inserção de pequenos negócios das cidades de Acaiaca-MG e Diogo de Vasconcelos-MG nas plataformas digitais
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13582Palavras-chave:
Redes sociais, Pequenos negócios, Inclusão digital, Restrições sanitáriasResumo
Com as restrições sociais causadas pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de adaptação dos pequenos negócios, prestadores de serviços e produtores rurais ao cenário limitador apresentado, este trabalho promoveu ações na busca pela inserção digital destes empreendimentos nas cidades de Acaiaca e Diogo de Vasconcelos, com o objetivo de aumentar a visibilidade destes negócios e, consequentemente, possibilitar a elevação de seus faturamentos. Para o alcance destes objetivos foram desenvolvidos materiais didáticos em formato de cartilhas educativas, com recursos audiovisuais, além de terem sido oferecidas e realizadas mentorias voltadas aos conteúdos destes materiais. Os resultados mostraram que a utilização das plataformas digitais para o uso pessoal é comum, porém, para o uso comercial, existe uma lacuna pouco explorada pelos pequenos empreendedores.
Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
COLNAGO, Camila Krohling. Comunicação para os pequenos negócios: proposta de modelo de aplicação prática para posicionamento em mídias e redes digitais. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
CORNACHIONE, Daniella. As empresas querem entrar. Revista Época, Especial Redes Sociais, v. 628, p. 92-94, 2010.
DIXON, Nancy. Common knowledge: how companies thrive by sharing what they know. Harvard Business School Press, 2000.
FIOCRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Disponível em https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acesso em 12 Jul. 2020.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. IBGE. 12 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 5 Ago. 2021
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. Estatísticas sociais, 2019.
KATZ, James E.; AAKHUS, Mark. Perpetual contact: Mobile communication, private talk, public performance. Cambridge University Press, 2002.
KEMP, Simon. Digital 2020: Global Digital Overview. 2020. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2020-global-digital-overview. Acesso em 24 Mai. 2022.
KEMP, Simon. Digital 2021: Global Overview Report. 2021. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report, Acesso em: 12 Out. 2021.
MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.
PEREIRA, Maria Eduarda de Britto. O Marketing Digital e a Influência das redes sociais. Revista Resgates, p. 163-180, 2018.
OLIVEIRA, Wanderson Kleber de; DUARTE, Elisete; FRANCA, Giovanny Vinícius Araújo de; GARCIA, Leila Posenato. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, n. 2, 2020.
SCHULTZ, Don E.; BARNES, Beth E. Campanhas estratégicas de comunicação de marca. Qualitymark Editora Ltda, 2001.
SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. 1. ed. Cambridge: John Wiley & Sons, 2017.
WWF BRASIL. Redes – uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.