Ação educativa em saúde: a prática da higienização auditiva correta
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14554Palavras-chave:
Saúde auditiva, Higienização, Sociedade, Educação em saúde, OtorrinolaringologiaResumo
A saúde auditiva abrange, em um dos aspectos, a prática da higienização correta do canal auricular, a fim de prevenir doenças inflamatórias e infecciosas, como a Otite Externa. Este trabalho trata-se de um relato de experiência, realizado com base nas percepções dos autores, acerca da preparação e da aplicação da atividade educativa em saúde proposta pela disciplina de PROINTER II, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Diante da importância da audição e da qualidade de vida dos cidadãos, este trabalho tem como propósito difundir o conhecimento acerca da temática, bem como preparar os autores para troca de saberes com a comunidade. Para a análise subjetiva dos efeitos advindos da ação, todos os participantes demonstraram as perspectivas positivas e negativas a partir de uma nuvem de palavras. O companheirismo, o orgulho, a dispersão do saber, o trabalho em grupo e o conhecimento são apresentados pelos membros como descritores positivos para a ação. Entretanto, a ansiedade, o pouco tempo de desenvolvimento, a vergonha, a timidez e os gastos surgiram como dificuldades para o estabelecimento da ação, mas não impediram o sucesso do trabalho no ambulatório. Portanto, essa ação educativa possibilitou uma experiência proveitosa tanto para o público quanto para os estudantes, responsáveis pela execução da atividade. Os discentes atuaram na promoção em saúde, esclarecendo dúvidas e instruindo os participantes acerca da correta higienização auricular a partir do uso de um molde de orelha, de um banner e de perguntas ao público, bem como utilizando dados retirados de artigos científicos, a fim de difundir informações seguras e confiáveis aos pacientes da otorrinolaringologia.
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