Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14693

Palavras-chave:

Alimentos, Desinformações, Divulgação científica, Postagens, Redes sociais

Resumo

As mídias sociais podem ser utilizadas como ferramenta de divulgação de informações. Esse trabalho relata as atividades realizadas pelo projeto de extensão “Farmalimentos”, utilizando o Instagram® como meio de divulgação de conteúdo científico na área de ciência dos alimentos, no intuito de combater as desinformações disseminadas pela sociedade. O projeto é composto por discentes e docentes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os temas dos posts foram definidos em conjunto, elaborados pelos discentes, sob supervisão dos docentes orientadores. Durante o período de 12 de novembro de 2019 a 02 de setembro de 2021, ocorreram 31 publicações na conta @farmalimentos. Os quadros “Você sabia?”, “Mito ou verdade?” e “Fraudes alimentares” tiveram alcance de 974, 775 e 754 contas, respectivamente. Esperamos ter contribuído para a formação dos estudantes e divulgação de informações fidedignas para população, de forma a auxiliar na escolha por alimentos mais saudáveis e seguros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Cristiane; SOUSA, Jorge Pedro. Comunicação da Ciência e Redes Sociais: um olhar sobre o uso do Facebook na divulgação científica. Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, Portugal, 2017.

BROFMAN, Paulo Robert. A importância das publicações científicas. Revista Telfract, v. 1, n. 1, p. 419-421, 2018.

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007.

CARVALHO-SOUZA, Gustavo Freire de; SILVA, Priscila Maria dos Santos; SILVA, Ricardo Marques; RIBEIRO, Henrique Colombini Browne; TINÔCO, Moacir Santos. Importância da produção de eventos científicos na formação acadêmica: a experiência da I Semeia. In: SEMOC-Semana de Mobilização Científica-Agenda 21 Compromisso Com a Vida, 2008.

DA SILVA, Alana Vieira; PINTO, Fernanda Sales; DA SILVA, Marta Lorena Bezerra; TEIXEIRA, Juliana Fernandes. A Influência do Instagram® no cotidiano: Possíveis Impactos do Aplicativo em seus usuários. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luís - MA, 2019.

DANTAS, Luiz Felipe Santoro; DECCACHE-MAIA, Eline. Divulgação científica no combate às fake news em tempos de Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e797974776-e797974776, 2020.

DE ALMEIDA, Simone Gonçalves; DE ALMEIDA, Andréa Gonçalves; DOS SANTOS, André Luiz; SILVA, Marcela Leandro. A Influência de uma Rede Social nos Padrões de Alimentação de Usuários e Profissionais de Saúde Seguidores de Perfis Fitness. Ensaios e Ciência, v. 22, n. 3, p. 194-200, 2018.

DE SOUZA, Thaís dos Santos; FERREIRA, Fabrício Barbosa; BRONZE, Káriton Magalhães; GARCIA, Rayssa Valandro; DE REZENDE, Daniel Fraga; DOS SANTOS, Pérola Rodrigues; GADELHA, Sandra Rocha. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às Fake News na pandemia da COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 1. P 124-130, 2020.

FENNEMA, Owen. R., DAMODARAN, Srinivasan., PARKIN, Kirk L. Química de alimentos de Fennema., Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

FLOROS, John D. NEWSOME, Rosetta. FISHER, William. BARBOSA?CÁNOVAS, Gustavo. V. CHEN, Hongda. DUNNE, C. Patrick. GERMAN, J. Bruce. HALL, Richard L. HELDMAN, Dennis R. KARWE, Mukund V. KNABEL, Stephen J. LABUZA, Theodore P. LUND, Daryl B. NEWELL-MCGLOUGHLIN, Martina. ROBINSON, James L. SEBRANEK, Joseph G. SHEWFELT, Robert L. TRACY, William F. WEAVER, Connie M. ZIEGLER Gregory R. Feeding the World Today and Tomorrow: The Importance of Food Science and Technology: An IFT Scientific Review. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, v. 9, n. 5, p. 572–599, 2010.

GOLDENBERG, Mirian. O corpo como capital: para compreender a cultura brasileira. Arquivos em movimento, v. 2, n. 2, p. 115-123, 2006.

GROEBEL, Jo. Acesso à mídia e uso da mídia entre as crianças de 12 anos no mundo. In: A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez, 2002, 69-76.

IBGE Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34,1993.

NEVES, Melissa Carísio Pereira; COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo. O Instagram® como ferramenta de divulgação de conteúdo: Análise das postagens da Espanha na fase de grupos da EURO 2016. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo. 2016.

NETO, Mercedes; GOMES, Tatiana de Oliveira; PORTO, Fernando Rocha; RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo; FONSECA, Mary Hellem Silva; NASCIMENTO, Julia. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enfermagem, v. 25, 2020.

NOGUEIRA DE ALMEIDA, Carlos Alberto.; RIBAS FILHO, Durval; DE MELLO, Elza Daniel; MELZ, Graziela; ALMEIDA, Ane Cristina Fayão. Azeite de Oliva e suas propriedades em preparações quentes: revisão da literatura. International Journal of Nutrology, v. 8, n. 02, p. 013-020, 2015.

POMBO, Joana Rita Honorato. Degradação química do azeite virgem, azeite e óleo de girassol durante o processo de fritura de batatas. 2015. Tese de Doutorado.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; DO AMARAL COSTA, Carmen Lucia Neves; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Taila Beatriz Silva; NETO, Irazano de Figueiredo Passos. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

SILVA, Ana Sofia Pinhal de Almeida Pato. A influência do Instagram® nas escolhas alimentares. 2021. Dissertação (Mestrado em Publicidade e Marketing) - Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, jul 2021.

SOUZA, Ana Isabel Ferreira da Costa. Desenvolvimento de marcadores de ADN para autenticação de pimentas (Piper nigrum L.). 2017. Dissertação (Mestrado em Controlo de Qualidade na Especialidade Água e Alimentos) Faculdade de Farmácia - Universidade do Porto, Porto, set 2017.

TEO, Carla Rosane Paz Arruda. Discursos e a construção do senso comum sobre alimentação a partir de uma revista feminina. Saúde e Sociedade, v. 19, p. 333-346, 2010.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

SOUTO, L. P. G., AYALA, J. M. ., LEITE, A. M. de O., TEIXEIRA, F. M., LATINI, J. T. P. ., & RIVAS, J. C. (2022). Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos . Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14693

Edição

Seção

Artigos