O papel social da leitura: reflexões a partir da oficina “Leitura no Colo” no município Lagoa Salgada/RN (Trilhas Potiguares 2022)
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15381Palavras-chave:
Extensão, Trilhas potiguares, Leitura no coloResumo
Dentre os municípios participantes do Programa de Extensão Universitária Trilhas Potiguares, no ano de 2022, encontra-se o de Lagoa Salgada, que recebeu a equipe do programa entre os dias 31 de julho e 7 de agosto de 2022. Nesse sentido, este relato de experiência analisa as reflexões construídas a partir da oficina “Leitura no colo”, construída de acordo com as demandas voltadas para a área da Educação, a qual teve como objetivo fomentar a prática de leitura dentro das escolas com os responsáveis dos alunos. Essa experiência promoveu a reflexão sobre o papel social da leitura e de que forma ela contribui com a formação inicial das crianças, ao mesmo tempo em que possibilitou às trilheiras e aos trilheiros compreenderem a extensão universitária de forma não-assistencialista, interprofissional e interdisciplinar, de significativa importância para uma formação cidadã.
Downloads
Referências
AMORIM, Francilene Lopes de. Práticas pedagógicas em salas multisseriadas, 2019.
Amorim, Francilene Lopes de. Práticas pedagógicas em salas multisseriadas. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 53 f., 2019.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis n. 15, p. 47–58, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p47. Acesso em: 22 Mar. 2023.
CARNEIRO, Maria Angelica Lauretti. O papel do professor na construção da prática social da leitura. Sínteses, v. 3, p. 35-44. 1998. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/sinteses/article/view/6080. Acesso em: 22 Mar. 2023.
CARPANEDA, Isabella; BRAGANCA, Angiolina D. Quer brincar de pique-esconde? FTD Educação. 1ª edição, 32p., 2006.
CONSEPE. Resolução nº 006/2022, de 26 de abril de 2022. Aprova o Regulamento de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
COELHO, Geraldo Ceni. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11-24, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/26682. Acesso em: 22 Mar. 2023.
CRUZ, Ricardo Figueiró; SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Textos visuais na Educação Básica: possibilidades de leitura da obra “Carnaval em Madureira” de Tarsila do Amaral. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1 - pág. 1866-1882 janeiro-abril de 2021.
DA SILVA, Gustavo Ribeiro; DE OLIVEIRA DERING, Renato. Breves reflexões sobre a importância da leitura para a formação de um sujeito crítico. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 1, p. 75-81, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2344#:~:text=A%20escola%20tem%20o%20papel,promo%C3%A7%C3%A3o%20desse%20tipo%20de%20leitor. Acesso em: 22 Mar. 2023.
EDITAL UFRN/PROEX/PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES. Disponível em: https://trilhaspotiguares.ufrn.br/documentos/187857913. Acesso em: 22 Mar. 2023.
FERRAREZI JR, Celso. A leitura em casa: a participação da família no ensino sistemático da leitura na fase infanto-juvenil. Trem de Letras, Alfenas, v. 2, n. 1, p. 14-28, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/163/95. Acesso em: 22 Mar. 2023.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em:
https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 22 Mar. 2023.
LAGOA SALGADA. FamilySearch, online. Disponível em: https://www.familysearch.org/pt/wiki/Lagoa_Salgada,_Rio_Grande_do_Norte_-_Genealogia. Acesso em: 22 Mar. 2023.
LAGOA SALGADA. Prefeitura, online. Disponível em: https://lagoasalgada.rn.gov.br/. Acesso em: 22 Mar. 2023.
PINHEIRO, Williane Maria Pereira da Silva. A leitura como prática significativa na formação de leitores nas séries iniciais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; COSTA, Carmen Lucia Neves do Amaral; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Taila Beatriz Silva; PASSOS NETO, Irazano de Figueiredo. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação - Ciências
Humanas e Sociais – UNIT - SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
TRILHAS POTIGUARES. Apresentação – Programa de Extensão. Disponível em: https://trilhaspotiguares.ufrn.br/apresentacao. Acesso em: 18 Set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.