Projeto arquitetônico participativo na Escola Nacional de Energia Popular – ENEP, em Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15689Palavras-chave:
Projeto arquitetônico participativo, Educação popular, Escola Nacional de Energia Popular - ENEPResumo
A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é uma instituição coordenada por um coletivo de movimentos sociais do campo e da cidade que tem como método pedagógico a educação popular, atuando como importante agente na inclusão social. Diante da necessidade de reformar a estrutura física e de construir novos ambientes, a coordenação da Escola resolveu iniciar um processo de planejamento de readequação dos espaços. A partir dessa demanda foi formalizada uma parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e iniciado o projeto de extensão. Por meio de reuniões mensais com a coordenação e os voluntários da Escola, foram realizadas oficinas fundamentadas em metodologias participativas de projeto arquitetônico, de modo que os usuários assumissem maior envolvimento nas decisões de projeto, reforçando laços de pertencimento e apropriação do espaço.
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