Uso do Arco de Maguerez na concepção de uma educação em saúde sobre práticas integrativas e complementares
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16107Palavras-chave:
Educação em saúde, Prática integrativas e complementares, Humanização da assistênciaResumo
Este estudo objetiva relatar a experiência do uso da Metodologia da Problematização com apoio do
Arco de Maguerez no curso de graduação em Enfermagem, bem como os resultados alcançados. A experiência se deu com 5 alunos de uma instituição de ensino superior pública, localizada em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Foram realizadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade. A vivência resultou na aplicação de uma ação educativa e em uma educação continuada. Tal ação educativa focou na integralidade da assistência, à medida que cooperou para um cuidado holístico, e agregou a todos os envolvidos conhecimentos de métodos
alternativos para a promoção e para a prevenção de agravos da saúde mental e física por meio das práticas integrativas e complementares.
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