O contexto de Ateliês e Projetos Integrados no ensino público brasileiro de Arquitetura e Urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12305-01-12ePalavras-chave:
Ateliê Integrado. Projeto Integrado. Ensino de Arquitetura e Urbanismo.Resumo
Desde final do século XX, as discussões sobre a fragmentação do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil tem resultado em novas propostas de integração de disciplinas. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar o contexto atual dos Ateliês Integrados (AI) ou Projetos Integrados (PI) em instituições brasileiras de ensino superior público. Para tal, foram consultados seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e classificados os AI e PI a partir de suas ocorrências em fases única, dupla, anual ou mais abrangente. Constata-se que grande parte dos cursos apresentam em seus objetivos alguma proposta de integração de disciplinas, cada uma com suas qualidades e nível de detalhamento. Esse universo abrangente de experiências permite refletir sobre novos direcionamentos para a importante relação disciplinar no processo de ensino-aprendizado entre as diferentes áreas dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.