O contexto de Ateliês e Projetos Integrados no ensino público brasileiro de Arquitetura e Urbanismo

Autores/as

  • Laura Noleto Dias Federal University of South and Southeast of Pará
  • Tarciso Binoti Simas Federal University of South and Southeast of Pará
  • Carlos Maviael de Carvalho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12305-01-12e

Palabras clave:

Ateliê Integrado. Projeto Integrado. Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Resumen

Desde final do século XX, as discussões sobre a fragmentação do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil tem resultado em novas propostas de integração de disciplinas. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar o contexto atual dos Ateliês Integrados (AI) ou Projetos Integrados (PI) em instituições brasileiras de ensino superior público. Para tal, foram consultados seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e classificados os AI e PI a partir de suas ocorrências em fases única, dupla, anual ou mais abrangente. Constata-se que grande parte dos cursos apresentam em seus objetivos alguma proposta de integração de disciplinas, cada uma com suas qualidades e nível de detalhamento. Esse universo abrangente de experiências permite refletir sobre novos direcionamentos para a importante relação disciplinar no processo de ensino-aprendizado entre as diferentes áreas dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo.

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Publicado

2021-03-30

Cómo citar

Dias, L. N., Simas, T. B., & Carvalho, C. M. de. (2021). O contexto de Ateliês e Projetos Integrados no ensino público brasileiro de Arquitetura e Urbanismo. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(1), 12305–01. https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12305-01-12e

Número

Sección

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