Compreensão sobre a epistemologia da ciência apresentada por estudantes da Pós-Graduação em Agroquímica da UFV

Autores

  • Márcio Oliveira Alves
  • Cristhiane Carneiro Cunha Flôr Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vinícius Catão de Assis Souza Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss1pp39-56

Palavras-chave:

Pós-Graduação em Agroquímica da UFV, Epistemologia da Ciência, Formação profissional e científica.

Resumo

O presente trabalho avaliou o posicionamento epistemológico de treze pós-graduandos em Agroquímica da UFV. A opção por trabalhar com essa amostra se justifica pelo fato deles já estarem, a princípio, familiarizados com os procedimentos adotados no meio acadêmico/científico. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de um questionário com proposições atribuídas a alguns cientistas e filósofos da Ciência, abordando questões epistemológicas relativas ao desenvolvimento científico, as metodologias utilizadas no processo de pesquisa, ao comportamento dos indivíduos que compõem uma certa comunidade científica e, principalmente, ao modo como ocorre a interação entre os cientistas e seus objetos de conhecimento/investigação. Apesar de apresentar enunciados dos defensores do Positivismo, foi possível concluir que o realismo ingênuo e a metodologia rígida, características dessa corrente, não teve aceitação perante os pós-graduandos, apesar de o pensamento empirista parecer estar ainda enraizado no mundo científico atual.

doi: https://doi.org/10.18540/2446941602012016039

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de Viçosa

http://lattes.cnpq.br/2185333448062588

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

Alves, M. O., Flôr, C. C. C., & Souza, V. C. de A. (2015). Compreensão sobre a epistemologia da ciência apresentada por estudantes da Pós-Graduação em Agroquímica da UFV. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(1), 39–56. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss1pp39-56

Edição

Seção

Engineering Education and Science Education