ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENEM 2009-2014 COMO UM DOS INDICADORES DA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp082-094Palavras-chave:
ENEM, Escolas públicas de Viçosa, PIBID, Ensino de Ciências.Resumo
Neste trabalho será discutida a análise de um conjunto de dados disponibilizados no site QEdu.org, onde estão os resultados das avaliações utilizadas para aferir a qualidade da educação básica, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com base nesse banco de dados, buscou-se analisar a situação das escolas públicas estaduais localizadas no município de Viçosa (MG). Para isso, foram utilizados os resultados das provas do ENEM realizadas no período de 2009 a 2014, estabelecendo assim comparações entre as escolas públicas, privadas e o Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI), no que diz respeito às médias gerais, à taxa de participação no exame e às médias em Ciências da Natureza, área de conhecimento que concentra as disciplinas de Biologia, Física e Quimica. A partir da análise desses dados, buscou-se relacionar a influência do PIBID-Química nos resultados em Ciências da Natureza das escolas participantes, sugerindo algumas ações que podem ser contempladas por esse programa, no sentido de favorecer a aprendizagem dos estudantes nessa área de conhecimento.