Implantação da metodologia 5S na biblioteca do Centro de Habilitação de Menores (CHAME) de Itaú de Minas
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss3pp0403-0408Palavras-chave:
Redução de tempo Qualidade Programa 5SResumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a implantação do programa 5S em uma biblioteca pública, com o intuito de mobilizar, motivar e conscientizar toda a organização a fim de atender as necessidades dos usuários do ambiente. Tem como objetivo explorar a teoria do programa 5S e aplicá-lo na prática. O tema foi explorado de modo fundamental e importante para agregar conhecimento aos discentes, e a aplicação gerou importantes resultados para a biblioteca objeto deste estudo. Após uma revisão bibliográfica com base em autores reconhecidos da literatura do tema, que abordou o conceito de qualidade e qualidade total antes de ingressar de fato no 5S, foi realizado um plano de ação para auxiliar o processo de implantação da metodologia na organização estudada. Os problemas foram identificados, os colaboradores treinados, responsabilidades e ações delegadas. Para a implantação dos sensos foram necessários alguns dias de esforços sem interromper o funcionamento da biblioteca, a colaboração de todos os funcionários foi importante. Conclui-se que apesar de algumas resistências encontradas, os objetivos foram atingidos e o resultado do trabalho foi satisfatório. Dentre eles destacam-se: um ambiente mais limpo, organizado, redução de tempo para encontrar os livros, mudanças na cultura e rotina de trabalho.
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