Implantação da metodologia 5S na biblioteca do Centro de Habilitação de Menores (CHAME) de Itaú de Minas

Autores

  • Lo-Ruana Karen Amorim Freire Sanjulião Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG
  • Wilton de Souza Paiva Junior Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG
  • Thales Volpe Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR https://orcid.org/0000-0002-6102-3404
  • Vinícius José de Pádua Borges Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG
  • Adna Amorim dos Santos Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss3pp0403-0408

Palavras-chave:

Redução de tempo Qualidade Programa 5S

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a implantação do programa 5S em uma biblioteca pública, com o intuito de mobilizar, motivar e conscientizar toda a organização a fim de atender as necessidades dos usuários do ambiente. Tem como objetivo explorar a teoria do programa 5S e aplicá-lo na prática. O tema foi explorado de modo fundamental e importante para agregar conhecimento aos discentes, e a aplicação gerou importantes resultados para a biblioteca objeto deste estudo. Após uma revisão bibliográfica com base em autores reconhecidos da literatura do tema, que abordou o conceito de qualidade e qualidade total antes de ingressar de fato no 5S, foi realizado um plano de ação para auxiliar o processo de implantação da metodologia na organização estudada. Os problemas foram identificados, os colaboradores treinados, responsabilidades e ações delegadas. Para a implantação dos sensos foram necessários alguns dias de esforços sem interromper o funcionamento da biblioteca, a colaboração de todos os funcionários foi importante. Conclui-se que apesar de algumas resistências encontradas, os objetivos foram atingidos e o resultado do trabalho foi satisfatório. Dentre eles destacam-se: um ambiente mais limpo, organizado, redução de tempo para encontrar os livros, mudanças na cultura e rotina de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Sanjulião, L.-R. K. A. F., Paiva Junior, W. de S., Rodrigues, T. V., Borges, V. J. de P., & Santos, A. A. dos. (2020). Implantação da metodologia 5S na biblioteca do Centro de Habilitação de Menores (CHAME) de Itaú de Minas. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 6(3), 0403–0408. https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss3pp0403-0408

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)