Implantação da metodologia 5S na biblioteca do Centro de Habilitação de Menores (CHAME) de Itaú de Minas
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss3pp0403-0408Palabras clave:
Redução de tempo Qualidade Programa 5SResumen
Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a implantação do programa 5S em uma biblioteca pública, com o intuito de mobilizar, motivar e conscientizar toda a organização a fim de atender as necessidades dos usuários do ambiente. Tem como objetivo explorar a teoria do programa 5S e aplicá-lo na prática. O tema foi explorado de modo fundamental e importante para agregar conhecimento aos discentes, e a aplicação gerou importantes resultados para a biblioteca objeto deste estudo. Após uma revisão bibliográfica com base em autores reconhecidos da literatura do tema, que abordou o conceito de qualidade e qualidade total antes de ingressar de fato no 5S, foi realizado um plano de ação para auxiliar o processo de implantação da metodologia na organização estudada. Os problemas foram identificados, os colaboradores treinados, responsabilidades e ações delegadas. Para a implantação dos sensos foram necessários alguns dias de esforços sem interromper o funcionamento da biblioteca, a colaboração de todos os funcionários foi importante. Conclui-se que apesar de algumas resistências encontradas, os objetivos foram atingidos e o resultado do trabalho foi satisfatório. Dentre eles destacam-se: um ambiente mais limpo, organizado, redução de tempo para encontrar os livros, mudanças na cultura e rotina de trabalho.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.