PROPOSTA DE MELHORIA NO LAYOUT DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS UTILIZANDO O FLUXOGRAMA DE PROCESSO E O DIAGRAMA DE SPAGHETTI
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss1pp0023-0028Mots-clés :
layout, diagrama de spaghetti, fluxograma de processo, desperdíciosRésumé
Este estudo teve origem na necessidade de um laboratório de análises clínicas em priorizar e aperfeiçoar sua vantagem competitiva. Para isso foram utilizadas as ferramentas de fluxograma de processos e diagrama de spaghetti para estudar o melhor layout para o processo de coleta de exames de sangue, visando a redução de desperdícios. Foram realizados mapeamentos dos processos e identificação dos atores envolvidos para desenho da situação atual, esse levantamento foi realizado através de observações e com uso de fluxograma de processo e diagrama de spaghetti, onde foram identificadas as atividades que agregam valor (AV) e não agregam valor (NAV). Após isso foram propostas melhorias no layout para redução das movimentações realizadas no processo. Com essas propostas foi possível reduzir 45 metros de deslocamento da função do laboratorista, também a redução de 100% das atividades que não agregam valor da recepcionista. O uso dessas ferramentas foi muito útil para identificação e eliminação dos desperdícios do processo na empresa estudada.
Téléchargements
Références
BARNES, Ralph Mosser. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. Editora Edgard Blucher, 1977.
CAMAROTTO, J. A.; MENEGON N. L. Projeto de Unidades Produtivas: Apostila. São Carlos: Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, 2006.
CORRÊA, H. L., GIANESI, 1. G., & CAON, M. (2001). Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, l.
JOHANSSON, H. J. Processos de negócios. São Paulo: Pioneira, 1995
MARIZ, R. N., & PICCHI, F. A. (2013). Método para aplicação do trabalho padronizado. Ambiente Construído.
OHNO, T. Sistema Toyota de Produção — Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.
PEINADO, J., & GRAEML, A. R. (2007). Administração da produção. Operações industriais e de serviços. Unicenp.
SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da engenharia de produção. Porto Alegre: Bookman, 1996.
SHINGO, Shigeo. The Toyota production system. Tokyo: Japan Management Association, 1981.
SLACK, N., CHAMBERS, S., & JOHNSTON, R. (2009). Administração da produção (Vol. 747). São Paulo: Atlas.
VIEIRA, Everton Luiz. Signatures factory: a dynamic alternative for teaching-learning layout concepts and waste disposal. Production, v. 27, n. SPE, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.221716
WOMACK, J .;J ONES, D. A Mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riquezas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.