Chamada para o Dossiê: Família e Política Social
O dossiê tem como horizonte fomentar o debate para a construção de uma agenda pública, envolvendo os estudos da formação social e as particularidades da constituição da família no Brasil, da incorporação das famílias e suas relações com as instituições, políticas públicas e sociais. E principalmente, contribuir para a crítica a ideologia familista, ao familismo. Visamos contribuir para a construção de uma agenda pública, que resulte no fortalecimento de políticas públicas voltadas para as necessidades das famílias trabalhadoras.
A seguir, alguns eixos sobre a temática para a construção dos artigos:
- Família, Trabalho e Reprodução social;
- Formação sócio-histórica brasileira e a constituição da família no Brasil;
- Família, “Questão Social”, Estado e Política Social;
- Política Social, Família e proteção social;
- Trabalho com Famílias;
- Fundamentos do Familismo;
- Crítica à ideologia do Familismo;
- Familismo, gênero e reprodução social;
- Familismo e cuidado;
- Política Social e processos de judicialização das famílias;
- Políticas Sociais e tendências atuais do familismo;
- Serviços sociais, programas e a responsabilização das famílias;
Organizadores do dossiê:
Claudio Horst
Assistente Social. Professor no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto e no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Compõe a gestão do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais - CRESS/6ª Região (2020-2023). E-mail: claudio.horst@ufop.edu.br
Regina C. Tamaso Mioto
Assistente Social. Professora aposentada do Departamento de Serviço Social da UFSC. Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado na Universidade de Perugia-IT. Atualmente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, onde integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).
Data limite para submissão de artigos: 31 de agosto de 2023.
Link para submissão aqui.
Além do dossiê, o periódico também recebe artigos em fluxo contínuo sobre temáticas diversas.
A Oikos: Família e Sociedade em Debate é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
As normas para submissão podem ser acessadas aqui.
Normas de formatação: https://periodicos.ufv.br/oikos/Temp
Pedimos, por gentileza, que divulguem entre amigos, pesquisadores e estudantes de sua universidade e círculo científico.