Edições anteriores

  • MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS
    v. 34 n. 1 (2023)

    O dossiê Movimentos Sociais e Direitos reune discussões sobre a importância dos Movimentos Sociais na garantia e construção de direitos sociais, uma vez que os processos de luta e as práticas educativas vivenciadas pelos diferentes grupos contribuem para o fortalecimento da democracia, do controle social, a participação popular em diferentes contextos e o acesso aos direitos sociais e às políticas públicas. O dossiê é composto por artigos que abarcam diversas perspectivas teóricas e metodológicas que avançam nas discussões relacionadas às diferentes formas de organização coletiva que lutam pela vida, a dignidade humana, a manutenção de aspectos identitários e culturais, e o acesso a direitos historicamente negados, sobretudo pelos grupos vulneráves e marginalizados na sociedade  em busca da manutenção da memória grupal, além da eliminação de toda forma de discriminação e opressão, na perspectiva da emancipação humana.

  • OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE
    v. 33 n. 2 (2022)

    O segundo número do ano de 2022 da revista OIKOS: Família e Sociedade em Debate apresenta, de forma multidisciplinar, dez artigos que tematizam as diversas relações sociais e familiares em interface com os temas terra, trabalho, alimentação, violência de gênero e proteção social, sendo que, em três artigos, o tema principal se articula ao contexto da pandemia da covid-19.

  • OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE
    v. 33 n. 1 (2022)

    No primeiro número do ano de 2022 da revista OIKOS: Família e Sociedade em Debates ão apresentados na versão variata artigos que contemplam, de forma crítica, atual e metodológica, discussões diversas no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, possuindo como foco central as discussões em torno das famílias, dos sujeitos e das práticas sociais em diferentes espaços

  • OIKOS: Edição comemorativa de 40 anos
    v. 32 n. 3 (2021)

    A Oikos comemora os seus 40 anos fazendo um resgate histórico de suas produções. Após elencados temas relativos à área de conhecimento da revista, foram convidados pesquisadores especialistas nesses conteúdos para realizar uma pesquisa histórica sobre cada temática, destacando os enfoques e as perspectivas adotadas em cada assunto nesses 40 anos de publicação da revista.

  • OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE
    v. 32 n. 2 (2021)

    No segundo número do ano de 2021 da revista OIKOS: Família e Sociedade em Debate são apresentados nove artigos que abordam temas que perpassam os estudos da família em interface com o Serviço Social, escolas, direitos reprodutivos, diferentes modos de parentalidade, violência religiosa e violência de gênero, tecnologia digital e trabalho doméstico remunerado.

  • DOSSIÊ FAMÍLIA E COVID-19: ENTRE A PROTEÇÃO E A DESPROTEÇÃO
    v. 32 n. 1 (2021)

    Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde caracterizou como pandemia a doença respiratória causada pelo novo coronavirus. O surto da Covid-19 e a medida protetiva de isolamento social afetaram os diferentes âmbitos da vida. modificando as dinâmica das famílias. Assim, os  artigos que compõem este dossiê, problematizam os reflexos da pandemia na família e na sociedade com foco nas temáticas gênero, cuidado, trabalho, direitos, violência e assistência social.

  • DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E DEMOCRACIA
    v. 31 n. 2 (2020)

    O dossiê reune trabalhos dedicados a compreender os direitos humanos em seus aspectos históricos, econômicos, políticos, jurídicos, sociológicos e culturais. Em consonância com a natureza multidisciplinar da garantia de dignidade a todos os seres humanos, os artigos a avançam nas discussões relacionadas ao direito à vida, à igualdade, à segurança, à saúde, à educação, à propriedade, ao trabalho e à liberdade de expressão e de religião.

  • DOSSIÊ: A VIOLÊNCIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS
    v. 31 n. 1 (2020)

    O dossiê  reune trabalhos dedicados a compreender as causas da violência e suas implicações nos diferentes indivíduos e grupos ao qual ela é direcionada. Enfoca a violência em articulação com os aspectos jurídicos, culturais, históricos e políticos. Em consonância com a natureza multidisciplinar do fenômeno da violência, os artigos contemplam diversas perspectivas teóricas e metodológicas que  avançam nas discussões relacionadas a essa temática.

  • OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE
    v. 30 n. 2 (2019)

    O segundo número do ano de 2019 da revista OIKOS: Família e Sociedade em Debate apresenta oito artigos dentro da seção variata e agrupa textos que tematizam a família e sua interface com as políticas públicas educacionais e ambientais, com o trabalho e com o envelhecimento. 

  • DOSSIÊ: CONSUMO E TRABALHO EM PERSPECTIVA
    v. 30 n. 1 (2019)

    O dossiê reúne trabalhos dedicados à compreensão da natureza do consumo e do trabalho e suas implicações nas esferas: social, cultural, econômica, política e tecnológica. Em consonância com a natureza multidisciplinar das temáticas consumo e  trabalho, foram agrupadas contribuições das diversas perspectivas teóricas e metodológicas que  avançam nas discussões relacionadas a esse campo do conhecimento que estão interligados.

  • DOSSIÊ: POLÍTICAS SOCIAIS, ESTADO E SOCIEDADE
    v. 29 n. 2 (2018)

    O dossiê contempla investigações que articulam aspectos teóricos-metodológicos com a dinâmica dos sujeitos (idosos, jovens, mulheres, pessoas refugiadas e de comunidades pacificadas. Os artigos tematizam Estado, cidadania, direitos e políticas públicas, em articulação com trabalho, mercado, empreendedorismo e territorialidade, em uma dinâmica que envolve a acumulação capitalista e o protagonismo social.

  • DOSSIÊ: FAMÍLIA E SUAS INTERFACES
    v. 29 n. 1 (2018)

    Para romper com a imagem naturalizada do senso comum da família universal e perfeita e do lar como lugar de refúgio e proteção, é necessário trabalhar com a categoria família como uma construção histórica que varia no tempo e no espaço e está em constante mudança, além de ver essa instituição como lugar de violação de direitos. Os artigos tematizam a participação da família na manutenção do ideal corporal hegemônico, a situação da pessoa idosa articulada com a violência e com a questão de gênero, a relação família e escola, bem como a articulação da família com o consumo de alimentos e com as políticas públicas.

  • OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE
    v. 28 n. 2 (2017)

    Esta publicação traz debates que articulam políticas públicas, gênero e consumo. Discutem-se preconceitos de gênero em relação ao corpo envelhecido, por não corresponder ao modelo hegemônico de beleza juvenil e problematiza-se a construção social da maternidade como elemento natural da identidade feminina organizada por uma matriz patriarcal. No âmbito das políticas públicas, discutem-se ações de um serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, bem como ações governamentais direcionadas às mulheres. No campo do consumo, discute-se a relação entre moda religiosidade e militância, rotulagem de suplementos alimentares e informações nutricionais, além das barreiras postas no consumo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e seus impactos no cotidiano familiar.

  • OIKOS
    v. 28 n. 1 (2017)

  • OIKOS
    v. 27 n. 2 (2016)

  • OIKOS
    v. 27 n. 1 (2016)

  • OIKOS
    v. 26 n. 1 (2015)

  • OIKOS
    v. 25 n. 1 (2014)

  • OIKOS
    v. 24 n. 2 (2013)

  • OIKOS
    v. 24 n. 1 (2013)

  • OIKOS
    v. 23 n. 2 (2012)

  • OIKOS
    v. 23 n. 1 (2012)

  • OIKOS
    v. 22 n. 2 (2011)

  • OIKOS
    v. 22 n. 1 (2011)