Mudanças sociais, família e escola: impactos no desempenho escolar de um adolescente
DOI:
https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.375Palavras-chave:
Famílias, Escola, Adolescentes,Resumo
A família e a escola exercem papel importante no desenvolvimento dos alunos, mas a sociedade sofreu transformações que provocaram mudanças na organização desses contextos, com repercussões para todos os membros que ali estão inseridos. Para discutir o impacto dessas questões no processo de ensino e aprendizagem dos adolescentes, objetivou-se analisar a relação família, escola e adolescente, para compreendermos suas percepções sobre o desempenho escolar do aluno. Trata-se de pesquisa qualitativa, estruturada a partir do estudo de caso, conduzido com o aluno matriculado no 7º ano de uma Escola Estadual do interior de Minas Gerais. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a família, o adolescente e a supervisora pedagógica. A análise e interpretação dos dados foram feitas pelo Método de Análise de Conteúdo, tomando-se como referência contribuições teóricas sobre o desempenho escolar e o ciclo de vida familiar. Os resultados apontaram que o aluno tem baixo desempenho escolar; percebe-se que seja por influências internas e externas, pelas situações conflituosas vivenciadas na relação intrafamiliar, mas segundo relatos da mãe e supervisora, também por mudanças de escola e troca de professores.
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