TIPIFICAÇÃO DE HORTAS URBANAS COMERCIAIS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA-SP E ENTRAVES PARA SUA CONVERSÃO AO MANEJO ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.11876Palavras-chave:
Horticultura, Agricultura orgânica, Ecologia urbana.Resumo
Este trabalho visou a realizar uma tipificação dos agricultores urbanos de Piracicaba e levantar os entraves à conversão ao manejo orgânico. Foi realizado um censo com vinte e oito agricultores urbanos da cidade, através de entrevistas não estruturadas, para coletarem-se as informações sobre as variáveis de interesse. Foram feitas análises de agrupamentos para tipificar os agricultores e análise de componentes principais para buscar a correlação entre as variáveis. As hortas apresentaram áreas que variavam entre 370 e 14.000m²; os agricultores usavam tanto fertilizantes minerais como orgânicos e a maioria usava herbicida e outros pesticidas. Encontraram-se três perfis de agricultores: empresarial, empreendedor familiar e artesanal; e correlação positiva entre as variáveis área, culturas comerciais e número de funcionários; e entre uso de herbicidas e outros pesticidas. Entre os principais entraves à conversão para produção orgânica estão as pragas e doenças, plantas invasoras e a insegurança de permanência nos terrenos que desestimula investimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.