FIBRA DE COCO NA COMPOSIÇÃO DE SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMOEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.11588Palabras clave:
Carica papaya L., Cocos nucifera L., esterco bovinoResumen
– O processamento do coco gera resíduos com volumes bastante significativos, cujo descarte no ambiente provoca sérios problemas. Uma solução seria utilizá-lo após o desfibramento, na produção de substrato para produção de mudas. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar a proporção de fibra de coco associada a esterco bovino para a formação de mudas de mamão. O experimento foi conduzido em delineamento experimental de blocos ao acaso, com 5 repetições, sendo os substratos produzidos em cinco proporções de fibra de coco para esterco bovino (0:1; 1:3; 1:1; 3:1; 1:0), semeados com mamão formosa. Cinquenta dias após a semeadura foram realizadas avaliações de comprimento da parte aérea e do sistema radicular, diâmetro do caule, número de folhas, massa seca da parte aérea e do sistema radicular, massa seca total e capacidade de retenção de água no substrato. Os dados foram submetidos a análise de variância e regressão polinomial a 5% de probabilidade. Houve significância apenas para os parâmetros da parte aérea
das mudas. A associação de fibra de coco e esterco bovino forma um substrato que garante a produção de mudas de mamão, sendo recomendado utilizar a proporção de 44,38% de fibra de coco e 55,62% de esterco bovino nessa cultura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.