EFEITO DA SALINIDADE NA GERMINAÇÃO DE PEPINO

Autores/as

  • Gustavo Teodoro Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Guilherme Teodoro Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Gabriela Teodoro Rocha UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA https://orcid.org/0000-0001-7313-8922

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v9i3.8168

Palabras clave:

Pepino. Potencial osmótico. Solo salino.

Resumen

Os estudos relacionados com a germinação de sementes submetidas a estresses artificiais têm importância essencial para a ecofisiologia e constituem-se em mecanismos que possibilitam a avaliação dos limites de tolerância e adaptação destas espécies às condições de estresses naturais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial germinativo de diferentes cultivares de sementes de pepino submetidos ao estresse salino provocado pelo cloreto de potássio (KCl). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições contendo cinquenta sementes por repetição, submetidas a germinação, em condições de estresse salino sob cinco níveis (0; -0,2; -0,4; -0,6; -0,8) de potencial osmótico, simulados com soluções de cloreto de potássio (KCL).  As variáveis foram porcentagem de germinação (GERM), índice de velocidade de germinação (IVG) e o tempo médio de germinação (TMG). Se tratando de tolerância ao estresse salino, as cultivares aodai da Topseed® e safira da Sakata® se sobressaíram sobre a cultivar colonião branco. No tratamento controle, (0,0 Mpa) ocorreu o maior percentual de germinação. Conclui-se que a diminuição progressiva do potencial osmótico de KCl é prejudicial as três cultivares de pepino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Teodoro Rocha, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

ENGENHEIRA FLORESTAL (UEG), MESTRE EM PRODUÇÃO VEGETAL (UEG), DOUTORANDA EM AGRONOMIA (UnB), POSSUI EXPERIÊNCIA EM PROJETOS RELACIONADOS A MELHORAMENTO VEGETAL, VISANDO A ADAPTAÇÃO DE ESPECIES A ESTRESSES ABIÓTICOS NO CERRADO, EFICIÊNCIA NUTRICIONAL DE ESPÉCIES FLORESTAIS, PROPAGAÇÃO VEGETATIVA COM HORMÔNIO E CONTROLE BIOLÓGICO COM BACTÉRIAS ENTOMOPATOGÊNICAS.

Publicado

2019-11-24

Cómo citar

Rocha, G. T., Rocha, G. T., & Rocha, G. T. (2019). EFEITO DA SALINIDADE NA GERMINAÇÃO DE PEPINO. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 9(3), 42–47. https://doi.org/10.21206/rbas.v9i3.8168

Número

Sección

Artigos