TRADIÇÃO E MEMÓRIA DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.9934Palabras clave:
Educação Agrícola; Ensino Técnico Rural; EtnografiaResumen
O estudo teve como objetivo analisar a importância da tradição do ensino agrícola, assim como a preservação de sua memória a partir de documentos, artefatos, tais como: fotografias, objetos e relatos dos autores envolvidos. Almejando esse escopo desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico. Visando resgatar elementos da cultura legal e institucional dos materiais investigados, foram abordadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas com a direção, coordenação pedagógica, coordenação do curso de agropecuária e orientador vocacional da Etec Cônego José Bento. Foram aplicados questionários a 84 alunos, 15 egressos e 4 funcionários do referido curso,na cidade de Jacareí, São Paulo, levando-se em consideração a tradição de 80 anos de ensino agrícola local.As entrevistas foram analisadas sob a ótica da análise de conteúdo, os questionários foram tabulados, tendo sido calculadas as frequências e percentagens. Evidenciou-se sob a ótica dos pesquisados que a tradição no ensino agrícola na região é relevante e responde, em parte, pela escolha do ingresso na referida escola. O artigo também revelou a contribuição de diversos órgãos públicos na preservação do patrimônio e memória do ensino agrícola da região.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.