TRADIÇÃO E MEMÓRIA DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.9934

Palabras clave:

Educação Agrícola; Ensino Técnico Rural; Etnografia

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar a importância da tradição do ensino agrícola, assim como a preservação de sua memória a partir de documentos, artefatos, tais como: fotografias, objetos e relatos dos autores envolvidos. Almejando esse escopo desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico. Visando resgatar elementos da cultura legal e institucional dos materiais investigados, foram abordadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas com a direção, coordenação pedagógica, coordenação do curso de agropecuária e orientador vocacional da Etec Cônego José Bento. Foram aplicados questionários a 84 alunos, 15 egressos e 4 funcionários do referido curso,na cidade de Jacareí, São Paulo, levando-se em consideração a tradição de 80 anos de ensino agrícola local.As entrevistas foram analisadas sob a ótica da análise de conteúdo, os questionários foram tabulados, tendo sido calculadas as frequências e percentagens. Evidenciou-se sob a ótica dos pesquisados que a tradição no ensino agrícola na região é relevante e responde, em parte, pela escolha do ingresso na referida escola. O artigo também revelou a contribuição de diversos órgãos públicos na preservação do patrimônio e memória do ensino agrícola da região.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Kanaane, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor e Mestre junto a Universidade de São Paulo –USP; Professor Doutor pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Edison Feghali, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestre emGestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

Targa, I. B., Kanaane, R. ., & Feghali, E. . (2021). TRADIÇÃO E MEMÓRIA DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO . Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 11(1), 268–279. https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.9934

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.