Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

Revista Brasileira de Futebol (ISSN 1983-7194) é órgão oficial do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e representa um veículo de divulgação da produção científica específica do Futebol, para pesquisadores de todo o mundo.

 

A RBF foi inaugurada em 2008 com periodicidade semestral, sendo publicada de forma assídua e ininterrupta desde então. Atualmente está classificada pelo Qualis (CAPES) como B4 (Educação Física; Psicologia), B5 (Nutrição; Saúde Coletiva) e C (Medicina I).

 

Missão

Sua missão é divulgar informações científicas para a comunidade acadêmica nacional e mundial, bem como para profissionais e/ou estudantes que pretendam aprimorar o conhecimento técnico-científico nesta modalidade.

 

A citação de seu título é Revista Brasileira de Futebol, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. A citação abreviada da revista é Rev. Bras. Futebol.

 

Direitos autorais
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda(m) em ceder os direitos de publicação à Revista Brasileira de Futebol e autoriza(m) que o mesmo seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFV, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista.

 

 

Políticas de Seção

Editoriais

Todos os Editoriais da Revista Brasileira de Futebol  são feitos através de convite. Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.

Artigos Originais
A Revista Brasileira de Futebol aceita todos os tipos de pesquisa original que tenham como temática central o Futebol nos mais variados campos do saber. Nesta seção, admite-se um número máximo de 20 laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

As revisões devem apresentar uma característica não somente de reprodução de conhecimentos de outros autores, mas incluir críticas, proposições e sugestões de ação comportamental científica no meio profissional. Os Editores poderão fazer convites especiais para confecção de artigos de revisão. Contudo, serão aceitos trabalhos de autores ou grupos já constituídos com tradição de pesquisa no tema submetido à revista, sendo para isso consultado pelo sistema Lattes (CNPq), Pubmed ou Scielo . Trabalhos de revisão cujo autor principal não tenha vasto currículo acadêmico ou de publicações não serão aceitos. No entatanto, revisões submetidas espontaneamente poderão ser reclassificadas como “Atualizações”. Nesta seção, admite-se um número máximo de 18 laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ponto de Vista

O autor deve manifestar sua opinião, embasada em sua experiência profissional, sobre aspectos particulares de determinado assunto. Nesta seção, admite-se um número máximo de três laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Atualização

Este espaço de informação é voltado para apresentação de propostas de trabalho nas mais diversas áreas do conhecimento relacionadas ao futebol e à utilização de novas tecnologias. Por exemplo: proposta de periodização de equipes futebol júnior ou intervenção dietética em dia de jogos. Esta seção busca focar temas de interesse profissional, porém com potencial de impacto mais restrito. Nesta seção, admite-se um número máximo de 10 laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Caso

Situações originais observadas relacionadas com a prática profissional, ou mesmo casos excepcionais que mereçam um enfoque mais minucioso por parte de profissionais que atuam no futebol. São exemplos: parada cardíaca em um jogador da categoria infantil durante o treinamento: fatores desencadeantes; e o impacto do futebol como elemento de progressão social em um jogador. Nesta seção, admite-se um número máximo de duas laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Cartas ao Editor

Correspondências de conteúdo científico relacionado a artigos publicados na Revista Brasileira de Futebol nos dois números anteriores serão avaliadas para publicação. Os autores do artigo original citado serão convidados a responder. Nesta seção, admite-se um número máximo de duas laudas.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumo de Dissertação e Tese

Divulgar o resumo de dissertações, teses e monografias defendidas recentemente (últimos dois anos), contendo: título (português e inglês), autor, orientador, instituição, programa, área e ano de defesa. Nesta seção, admite-se um número máximo de uma lauda.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Essa seção visa a dar visibilidade a organismos, associações, entidades que desenvolvem trabalhos
relacionados ao Futebol, realizado pelo Editor chefe da Revista Brasileira de Futebol.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos enviados à Revista Brasileira de Futebol  serão submetidos à avaliação inicial de três membros do Conselho Editorial, que terão como critérios iniciais de aceitação as normas de publicação e seu mérito científico.

Os membros que compõem o Conselho Editorial são pesquisadores com publicação regular em revistas indexadas com alta qualificação, ou profissionais com ampla experiência no meio futebolístico. Os revisores farão comentários gerais sobre o trabalho e decidirão se ele deve ser publicado, corrigido segundo as recomendações ou rejeitado. Os Editores, de posse desses dados, tomarão a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os revisores, poderá ser solicitada uma nova opinião, para melhor julgamento.

Quando forem sugeridas modificações, estas serão encaminhadas novamente para a revista, que em seguida as repassará aos revisores, para que verifiquem se as exigências foram satisfeitas. Em casos excepcionais, quando o assunto do manuscrito assim o exigir, o Editor poderá solicitar a colaboração de um profissional que não faça parte do Conselho Editorial.

Visando agilizar o processo de submissão, avaliação e publicação dos materiais remetidos à revista, ter-se-á o seguinte calendário: a) 20 dias para avaliação por parte do Conselho; c) 15 dias para as possíveis correções; d) 15 dias para nova avaliação do Conselho; e) 10 dias para novos ajustes sugeridos pelo Conselho; f) caso aprovado, o texto seguirá a ordem de aprovação. A não-observância dos prazos por parte dos autores implicará a retirada do manuscrito do processo de revisão, com suspensão de 1 ano para novas submissões.

Todos os procedimentos serão comunicados por e-mail. Os Editores não discutirão as decisões por telefone, nem pessoalmente. Todas as réplicas deverão ser submetidas por escrito à revista. Tanto os revisores como os autores não terão conhecimento das partes envolvidas, garantindo assim uma avaliação “duplo-cego”.

Os trabalhos reprovados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Taxas de publicação, correção gramatical e tradução

Para fins de melhora na indexaçao da Revista Brasileira de Futebol, a partir do ano de 2021, a mesma passa a cobrar uma taxa de publicação de R$ 50,00 (ou 10 dólares/euros para autores estrangeiros) para cada artigo aceito. Além disso, caberá aos autores também, arcar com os custos de revisão gramatical e de tradução para a língua inglesa (no caso de artigos enviados em outro idioma). Essas taxas seão combinadas pelo editor chefe, diretamente como os autores do artigo aceito.