METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)

Autores

  • Maria Clara de Carvalho Guimaraes
  • Fernando da Costa Baêta
  • Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá
  • Ilda de Fátima Ferreira Tinoco
  • Irene Menegali

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v16i3.29

Palavras-chave:

bovino de corte, bem-estar animal, planejamento de instalações

Resumo

A indústria de produção animal é caracterizada por utilizar sistemas intensivos de criação. A intensificação desses sistemas da indicativos de que o futuro da produção não está no aumento do plantel, mas no aumento dos índices de produtividade. Um ambiente ideal, com instalações bem planejadas, conjugadas às práticas de manejo adequadas, conduz o animal à condição definida como bem-estar. Por meio de diagnósticos de sistemas intensivos de bovinos de corte em unidades produtivas no Norte do Estado de Minas Gerais, foram identificados os principais problemas existentes em cada unidade, classificando-os mediante o estudo de fluxos de atividades e instalações. Para proceder a análise dos dados levantados, o SLP (Systematic Layout Planning) foi utilizado na elaboração de convenções para identificação, visualização e classificação de atividades e inter-relações constituintes do sistema intensivo de bovinos de corte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Guimaraes, M. C. de C., Baêta, F. da C., Tibiriçá, A. C. G., Tinoco, I. de F. F., & Menegali, I. (2008). METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING). Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 16(3). https://doi.org/10.13083/reveng.v16i3.29

Edição

Seção

Construções Rurais e Ambiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>