Políticas Editoriais
CONDIÇÕES PERTINENTES À SUBMISSÃO
Os trabalhos deverão estar rigorosamente dentro das normas propostas nas instruções aos autores, sendo essa condição essencial para que os mesmos possam ser submetidos à avaliação para publicação. Os autores devem cadastrar-se no portal da revista (www.seer.ufv.br) e submeter o manuscrito, caracterizando-os como Artigo Técnico-Científico, Revisão de Literatura ou Comunicação Breve.
Serão aceitos manuscritos redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.
Além do manuscrito, no ato da submissão, o autor deverá anexar uma carta de apresentação do trabalho. Caso o número de autores ultrapasse seis, deverá haver uma descrição informando qual foi a contribuição de cada autor envolvido no trabalho.
A carta de apresentação deve ser redigida e assinada pelo editor correspondente e/ou primeiro autor do trabalho. A carta deve ser elaborada de forma concisa e direta, sendo endereçada ao Editor Chefe da revista. Busque contextualizar brevemente a sua pesquisa e apresentar as contribuições alcançadas pelo seu trabalho, além de explanar os motivos pelos quais o seu artigo é de interesse aos leitores da revista Engenharia na Agricultura. Apresente ainda as razões pelas quais entende que o trabalho está dentro do escopo da revista.
Os manuscritos não poderão ultrapassar 25 laudas, incluindo Figuras e Tabelas.
As linhas do manuscrito devem ser enumeradas a fim de facilitar a avaliação do mesmo.
Não há taxa de submissão e, após aceito, os manuscritos serão publicados mediante o pagamento de uma taxa de publicação no valor de R$ 150,00 (mais informações no menu "taxas de processo e publicação dos artigos").
O pagamento deverá ser feito somente no momento em que o artigo for aceito para publicação. A requisição de pagamento dessa taxa será enviada via e-mail para o primeiro autor de cada artigo. O pagamento deverá ser feito Via Fundação Arthur Bernardes, FUNARBE, conforme instruções abaixo.
- Acessar a página da UFV: www.ufv.br
• Entrar no link respectivo à FUNARBE
• Já no site da FUNARBE, acessar Cursos e Eventos
• Escolher a opção Revista Engenharia na Agricultura
• Digitar o CPF do responsável pelo pagamento do artigo
• Gerar Boleto.
CONDIÇÕES PERTINENTES APÓS A APROVAÇÃO DO MANUSCRITO
Após o manuscrito ser aceito para publicação, o autor deverá também disponibilizar a versão em inglês do artigo, só então a publicação será realizada.
A tradução é de inteira responsabilidade do autor.
No site da revista há recomendações de tradutores especializados na área (no menu "Revisores e Tradutores" na página inicial), a fim de evitar quaisquer alterações de sentido no manuscrito.
No envio da versão traduzida para o inglês é obrigatório apresentar uma declaração de um tradutor fluente no idioma que ateste que o manuscrito foi revisado.
FLUXO EDITORIAL
O fluxo editorial é apresentado com detalhes na imagem abaixo:
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
O processo de avaliação dos artigos submetidos à Revista Engenharia na Agricultura corresponde a um sistema de dupla avaliação que contempla as etapas de (i) pré análise pelos editores (desk review) e (ii) análise por pareceristas, caso o artigo tenha sido aprovado na etapa de desk review.
Na desk review, o Editor Chefe e demais Editores de Seção da referida área que o artigo foi submetido se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, sua pertinência ao escopo da revista e o mérito científico do artigo para a área de conhecimento em questão.
Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista e esteja em discordância com o escopo da revista, os autores são comunicados sobre a decisão até quinze dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review são encaminhados a pelo menos dois avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista para uma avaliação no sistema Double Blind Review.
Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós- graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras, assim como de instituições de pesquisa de renome. As avaliações são conduzidas considerando a qualidade técnica e contribuição do artigo dentro da área da Agricultura e temáticas agrícolas. Os avaliadores encaminham seus pareceres após o preenchimento de um formulário estruturado, onde se questiona sobre a adequação do artigo em termos de organização, estrutura, metodologia, mérito científico, dentre outros aspectos. Além disso, o avaliador pode anexar documentos e se posicionar por comentários a serem direcionados aos autores e/ou ao editor responsável. A etapa de avaliação dos artigos pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial, a qual é tomada pelo editor responsável a partir das recomendações dos especialistas. Caso haja necessidade mediante discordância ou dúvida entre os pareceres, o editor fará a consulta a um ou mais avaliadores para subsidiar sua decisão editorial.
A decisão editorial poderá ser encaminhada da seguinte forma:
Aceito
Correções obrigatórias (Grandes correções)
Correções obrigatórias (Pequenas correções)
Rejeitado
Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. No caso de “Correções Obrigatórias”, os autores serão notificados para que encaminhem via sistema três documentos: (i) arquivo contendo uma versão com as correções indicadas no texto; (ii) arquivo sem as correções; e (iii) respostas e justificativas aos questionamentos feitos pelos avaliadores do artigo.
O artigo sendo aceito, após as rodadas necessárias de avaliação, será encaminhado para a etapa de Edição de Texto. Nesta etapa, será solicitado aos autores o envio de três documentos ao final do prazo estipulado que pode variar entre 30 e 60 dias, a saber: (i) artigo em inglês, (ii) certificado que ateste a revisão do inglês pela empresa ou profissionais contratados e (iii) formulário preenchido com as afiliações dos autores e suas contribuições. Nesta etapa os autores devem providenciar a revisão/tradução do artigo contratando empresas e profissionais indicados pela revista, estes listados em um menu próprio no site da revista. Os gastos com a revisão/tradução são de responsabilidade dos autores.
Após o envio correto dos documentos requeridos na etapa de Edição de Texto, o fluxo editorial segue para a etapa de Editoração. Nesta etapa o artigo será diagramado e avaliado criteriosamente pela secretaria da revista em termos do atendimento das referências bibliográficas utilizadas. Na sequência, uma leitura de prova é encaminhada para os autores. Dúvidas de qualquer natureza, sejam elas textuais, de forma ou inadequação na qualidade de figuras serão reportadas aos autores para que as devidas correções e providências sejam tomadas. Mediante aprovação do artigo pelos autores e finalização dos trabalhos da secretaria, o artigo em sua versão final é encaminhado ao Editor-Chefe, o qual fará uma leitura criteriosa e solicitará correções à secretaria ou aos autores, do contrário, o artigo está apto a ser publicado. A publicação ocorre em fluxo contínuo, sendo então cadastrado o artigo com o DOI e publicado no site da revista.
TAXAS DE PROCESSO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS
a) submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de submissão de artigo
b) publicação: 150,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de processamento.
A revista não cobra taxas para acesso dos artigos, como também as taxas cobradas são por fins de subsidiar a revista.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, registrada na Creative Commons.
PERIODICIDADE
A Revista Engenharia na Agricultura / Engineering in Agriculture até 2019 utilizava o modelo de periodicidade Bimestral. A partir de 2020, adota o modelo de Publicação Contínua.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E CONDUTA DE BOAS PRÁTICAS
Este Periódico (Revista) tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.
Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa