USO DO ÓLEO DE SOJA PRÉ-AQUECIDO EM UM MOTOR ESTACIONÁRIO DE CICLO DIESEL - DOI: 10.13083/1414-3984/reveng.v23n4p305-314
DOI:
https://doi.org/10.13083/reveng.v23i4.531Palavras-chave:
aquecimento do óleo, consumo combustível, gases poluentes, grupo geradorResumo
A produção, avaliação, melhorias e uso de combustíveis renováveis, como o óleo vegetal compõe um dos pilares da sustentabilidade ambiental. Objetivou-se avaliar a emissão de gases e o consumo horário da utilização de óleo vegetal de soja, em diferentes temperaturas e cargas aplicadas, em motor gerador estacionário de ciclo diesel de 2 kVA. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado no esquema fatorial 5x5, sendo utilizadas cinco temperaturas do óleo de soja (25ºC, 60ºC, 90ºC, 120ºC e 150ºC), com cinco cargas aplicadas ao gerador (0, 500, 1000, 1500 e 2000 W), com três repetições. Foram determinadas as emissões de oxigênio (O2), dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SO2) e monóxido de carbono (CO), e o consumo horário do motor gerador. A viscosidade reduziu com o aquecimento do óleo vegetal de soja e o seu aquecimento próximo aos 90°C promoveu os melhores índices de emissão de gases. A carga de demandada de 1100 W apresentou valor máximo de emissão de NOx e mínimo nas emissões de CO, já as emissões de SO2 aumentaram com o incremento da carga demandada. O consumo de combustível foi incrementado com o aquecimento do óleo de soja e o aumento da carga demandada.Downloads
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