Elementos de cidadania e ética no ensino de filosofia no ensino médio em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13783-01ePalavras-chave:
Cidadania, Ética, Ensino de filosofia, MoçambiqueResumo
Os resultados dos estudos sobre cidadania e ética, baseados nas entrevistas, nos documentos e livros didáticos consultados, ainda há uma concepção bastante “livresca”. Na vida real do povo moçambicano, especialmente na região pesquisada, Cabo Delgado, nordeste de Moçambique, o mundo educacional ainda reflete a falta de cidadania e ética na sociedade como um todo, em particular quando se trata de acesso aos bens essenciais relacionados à educação, saúde e qualidade de vida. Em termos metodológicos, efetuou-se revisão bibliográfica e documental sobre os temas com enfoque qualitativo, recolha de dados a partir da realização de entrevistas com professores do ensino médio em três escolas. A técnica utilizada foi a aplicação de questionário, dividido em aberto e fechado. Os resultados foram obtidos a partir de um recorte da pesquisa da dissertação em nível de mestrado acadêmico sobre o “Currículo de filosofia no ensino secundário geral do 2º ciclo em Moçambique”. Optou-se por duas categorias que surgiram a partir das entrevistas: a cidadania e a ética. O desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico-reflexivo permite o aprimoramento do educando como pessoa, faz uma alusão importante a formação da ética. A cidadania, por sua vez, deve ser entendida como consciência e atitude de respeito universal e liberdade, conviver em sociedade e formação política. Pois, a formação política exige e permite a participação democrática, o respeito às opiniões, aos estilos de vida de cada cidadão e o engajamento na construção de uma sociedade livre, autônoma e democrática.
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