Natureza das atividades experimentais em livros didáticos de física do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13835-01e

Palavras-chave:

PNLD, Análise de Conteúdo, Atividades investigativas

Resumo

O livro didático é o principal material de apoio dos professores e alunos das escolas públicas brasileiras, sendo avaliado e distribuído pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados dessa avaliação são publicados no Guia do Livro Didático do PNLD, podendo auxiliar o professor na escolha da obra que será utilizada de acordo com a proposta pedagógica de cada escola. Dentre os critérios de aprovação desse programa, está a avaliação das propostas de atividades experimentais. Diante disso, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa constando de análise documental de Guias de Livros Didáticos, apresenta-se como foram avaliadas as atividades experimentais de livros didáticos de Física do Ensino Médio aprovados nos últimos PNLDs (2009 a 2018) do ponto de vista dos pareceristas. Para análise e organização das informações, foi utilizada a Análise de Conteúdo, e os resultados mostraram que, dentre as trinta e oito obras analisadas, apenas sete possuem atividades experimentais em uma perspectiva investigativa. Acredita-se que os resultados desta investigação possam contribuir para conhecer melhor as propostas experimentais de livros aprovados no PNLD e escolher criticamente livros de Física a serem adotados para o Ensino Médio das escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Silva, K. R. da, Lavor, O. P., & Oliveira, E. A. G. (2022). Natureza das atividades experimentais em livros didáticos de física do ensino médio. REVES - Revista Relações Sociais, 5(1), 13835–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13835-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos