PONTES DE CONVERGÊNCIA ENTRE A NOÇÃO DE SABER AMBIENTAL E O PERFIL ESPERADO DE UM ENGENHEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0596-0607Palavras-chave:
Perfil do engenheiro, Saber ambiental, Educação em engenhariaResumo
Este artigo reflete as relações entre o saber ambiental e o perfil de futuros engenheiros a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Ao situar alguns conceitos e discussões acerca da crise ambiental sob a ótica de diferentes autores, o trabalho, resultado de uma revisão bibliográfica, tem por objetivo investigar se há na formação profissional do futuro engenheiro a presença de formação ética, social e ambiental. A partir dessa ideia central, o artigo objetiva compreender como o saber ambiental discutido por Enrique Leff contribui para a formação do engenheiro. Para isso, apresenta-se as características do perfil esperado do futuro engenheiro a partir da Resolução 11/2002 e traça-se pontos em comum e divergentes da mesma em relação à noção de saber ambiental. Tal análise permitiu perceber que o perfil dos egressos segundo as diretrizes é predominantemente, técnica e especialista, contrariando, a proposta de formação de um profissional generalista e crítico.
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