O CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS E A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DOS SEUS DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0069-0083Palavras-chave:
Avaliação de curso. Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados. Educação a Distância. Ferramentas da plataforma Moodle. Processo de ensino e aprendizagem.Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar as contribuições da utilização de ferramentas da plataforma Moodle no Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA), da Escola Superior de Guerra, segundo a visão dos seus alunos. Esta pesquisa é de abrangência qualitativa, com pesquisas documental e bibliográfica como técnicas exploratórias iniciais. A metodologia compreendeu ainda a aplicação de dois questionários com perguntas abertas aos sujeitos do estudo, 34 alunos, entre militares e civis, de diversas áreas de formação profissional. As coletas de dados foram disponibilizadas via survey online no Ambiente Virtual de Aprendizagem, ao final do curso e abrangeram os campos da gestão e ensino. Os resultados obtidos comprovaram que as expectativas dos alunos foram atendidas satisfatoriamente, e os estudos foram essenciais para subsidiar os desdobramentos que foram aprofundados na fase presencial posteriormente. Ao final, as seguintes contribuições foram apresentadas, a saber: (i) fórum de discussão aberto em ambas as fases do curso; (ii) aplicação e ampliação dos estudos de caso com exercícios de fixação; (iii) criação de uma pasta virtual com todo o material do curso e os estudos realizados pelos estagiários; (iv) possibilidade de especialização futura para os egressos do curso: (v) Plano de Ensino e Aprendizagem aperfeiçoados; e (vi) pré-teste de avaliação dos conhecimentos prévios dos estagiários.
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