O CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS E A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DOS SEUS DISCENTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0069-0083

Palabras clave:

Avaliação de curso. Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados. Educação a Distância. Ferramentas da plataforma Moodle. Processo de ensino e aprendizagem.

Resumen

O objetivo deste estudo é apresentar as contribuições da utilização de ferramentas da plataforma Moodle no Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA), da Escola Superior de Guerra, segundo a visão dos seus alunos. Esta pesquisa é de abrangência qualitativa, com pesquisas documental e bibliográfica como técnicas exploratórias iniciais. A metodologia compreendeu ainda a aplicação de dois questionários com perguntas abertas aos sujeitos do estudo, 34 alunos, entre militares e civis, de diversas áreas de formação profissional. As coletas de dados foram disponibilizadas via survey online no Ambiente Virtual de Aprendizagem, ao final do curso e abrangeram os campos da gestão e ensino. Os resultados obtidos comprovaram que as expectativas dos alunos foram atendidas satisfatoriamente, e os estudos foram essenciais para subsidiar os desdobramentos que foram aprofundados na fase presencial posteriormente. Ao final, as seguintes contribuições foram apresentadas,  a saber: (i) fórum de discussão aberto em ambas as fases do curso; (ii) aplicação e ampliação dos estudos de caso com exercícios de fixação; (iii) criação de uma pasta virtual com todo o material do curso e os estudos realizados pelos estagiários; (iv) possibilidade de especialização futura para os egressos do curso: (v) Plano de Ensino e Aprendizagem aperfeiçoados; e (vi) pré-teste de avaliação dos conhecimentos prévios dos estagiários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hercules Guimarães Honorato, Escola Superior de Guerra, Departamentos de Estudos, Rio de Janeiro, Brasil.

Chefe da divisão de assuntos Psicossociais

Mestre em Educação

Doutor em Política e Estartégia Marítimas

Especilaizado em Docência do Ensino Superior

Especializado em Logística

 

Publicado

2020-06-20

Cómo citar

Honorato, H. G. (2020). O CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS E A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DOS SEUS DISCENTES . REVES - Revista Relações Sociais, 3(3), 0069–0083. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0069-0083

Número

Sección

General Papers/Artigos