A visibilidade transgênero no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp09001-09011Palabras clave:
Transgêneros, Transexuais, Cultura Participativa, Instagram, InfluenciadoresResumen
Estimulado pelo surgimento de dispositivos portáteis e acessíveis como smartphones equipados com câmeras digitais, o sujeito da contemporaneidade acessa e cria conteúdos de maneira autônoma, motivado, à princípio, pela maleabilidade e instantaneidade desses novos aparatos tecnológicos. Visto que os antigos modos de se criar produtos midiáticos priorizavam apenas retratar padrões tradicionalistas e invisibilizavam a existência da transgeneridade ou do transativismo, surge um movimento independente, dentro das redes sociais, que através de imagens e textos, vai legitimar a presença transgênero no convívio social. Esse estudo objetivou traçar um panorama da quantidade de perfis que atualmente abordam tais questões, dentro do Instagram, e que encontram-se produzindo para este público específico. Através do uso da Netnografia, a pesquisa resultou na observação de duas personalidades de relevância na plataforma, e a partir deste recorte, constatou-se que a necessidade de ocupação desses espaços on-line reside no desejo de inspirar seus seguidores a assumirem suas identidades de gênero e lutarem por sobrevivência também fora da Internet.
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