Assexualidade em seriados televisivos: uma análise sócio-histórica
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp13001-13013Palabras clave:
Assexualidade, Sexualidade, Televisão, Arte, Psicologia Sócio-históricaResumen
Os seriados televisivos têm ocupado destaque na produção cultural na contemporaneidade. Utilizá-los como recurso de investigação científica visa construir um percurso metodológico capaz de subsidiar a análise sócio-histórica de aspectos psicossociais materializados e divulgados massivamente por esse canal de produção cultural. Sua interface com os estudos de gênero e sexualidade busca construir diálogos que viabilizem avanço de viés crítico na proposição de conceitos acerca de como a assexualidade é apresentada nesses produtos. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo-interpretativo, a partir da base online Internet Movie Database (IMDb). Na base de dados, os títulos “Better Half” da série House M.D. e “The Laws of Gods and Men” de Game of Thrones foram identificados como potencializadores da discussão da assexualidade. A partir dos episódios investigados foi possível aferir a assexualidade nos seguintes contextos: tratada como fenômeno desviante e patologizado; como aspecto pouco representado nos seriados; ou como parte de possibilidade de ser e existir no mundo. Por fim, os seriados são capazes de dar visibilidade a categoria assexualidade e também evidenciam a necessidade de construção de perspectivas de sexualidade mais inclusivas e menos norteadas por ideais hegemônicos, calcados na patologização e invisibilização.
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