A pedagogia das reformas educacionais e a (semi) formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14502-01e

Palabras clave:

Formação (Bildung). Reformas educacionais. Semiformação.

Resumen

Este texto é resultado de elaborações teóricas desenvolvidas junto à disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica por mim ministrada a um curso de licenciatura no corrente ano. Tem como objetivo geral problematizar as propostas (semi) formativas educacionais alinhadas a um modelo contemporâneo de currículo que toma os estudantes como capital humano a ser investido. Partiu-se do seguinte questionamento: quais sentidos de formação humana são engendrados pela lógica das competências e do empreendedorismo? A metodologia constou da análise interpretativa de autores que sustentaram o debate proposto. O texto apresenta um diagnóstico de algumas reformas educacionais que articulam interesses empresariais e propostas (semi) formativas. Amparados no referencial teórico frankfurtiano, apresentamos em bases diferentes o lugar ocupado pela experiência formativa na escola, bem como os impactos de sua ausência nela.

 

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Publicado

2022-08-01

Cómo citar

Manfré, A. H. (2022). A pedagogia das reformas educacionais e a (semi) formação. REVES - Revista Relações Sociais, 5(4), 14502–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14502-01e

Número

Sección

General Papers/Artigos