Teletrabalho e Qualidade de Vida: Estudo de Caso em uma Instituição Pública de Ensino no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14747-01e

Palabras clave:

Organização do trabalho. Teletrabalho. Flexibilização do trabalho. Tecnologia da informação.

Resumen

Em meio às transformações no mundo do trabalho, as instituições são constantemente forçadas a se adaptar, revisando suas políticas, seus processos, práticas e rotinas de trabalho. O teletrabalho tem sido amplamente discutido como tema muitas vezes polêmico na administração pública e merecedor de estudos mais aprofundados. O objetivo deste artigo é descrever e caracterizar as percepções dos servidores públicos de uma instituição pública de educação, em relação ao teletrabalho enquanto fator de melhora da qualidade de vida, assim como suas possíveis vantagens e desvantagens. Desta forma, realizou-se um estudo de caso com servidores da carreira técnico administrativa. Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos trabalhadores e entrevistas com diretores. A amostra foi obtida por meio de procedimentos de amostragem probabilística. Dentre as vantagens identificas estão a melhor qualidade de vida, menos interrupção do trabalho, assim como maior produtividade em cumprir o estabelecimento de metas; por outro lado, o isolamento profissional, a extensão da jornada de trabalho e o isolamento social foram apontados como as principais dificuldades dessa modalidade de trabalho.

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Publicado

2022-11-08

Cómo citar

Menezes, G. L. de, Socoloski, A. L. M., & Maia, M. (2022). Teletrabalho e Qualidade de Vida: Estudo de Caso em uma Instituição Pública de Ensino no Brasil. REVES - Revista Relações Sociais, 5(4), 14747–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14747-01e

Número

Sección

General Papers/Artigos