FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO E A RACIONALIDADE COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0092-0102Palabras clave:
Formação Continuada, Racionalidade Comunicativa, Profissionalidade docente.Resumen
A pesquisa discute sobre processo de formação continuada para o professor técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional, no Território de Identidade do Sisal-Bahia, e sua contribuição para o desenvolvimento da profissionalidade desse professor, a partir de um caráter interativo e reflexivo de concepções pedagógicas. Objetiva investigar se esses processos formativos colaboram para a superação da racionalidade instrumental (busca alcançar determinada meta sem perspectiva de entendimento comunicativo) do docente com vista à racionalidade comunicativa (voltada para o entendimento dos sujeitos que interagem de maneira comunicativa e pretendem entender-se sobre o fazer docente), de forma crítico-reflexiva. Entende-se que o agir do professor técnico, a partir apenas de uma racionalidade instrumental, não possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de analisar sua prática de forma reflexiva. Assim, torna-se imprescindível a compreensão desse professor de se agir pela racionalidade comunicativa para refletir sobre sua profissionalidade docente. No processo metodológico, utiliza-se da hermenêutica habermasiana como veio epistemológico, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa colaborativa, que se desenvolverá a partir de grupos de discussão para dialogar e refletir coletivamente com o professor sobre seu fazer docente. Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção da Educação Profissional (FRIGOTTO, 2010; PETEROSSI, 1994); Formação continuada (SCHÖN, 2000); Racionalidade comunicativa (HABERMAS, 2012). Espera-se, com esta investigação, oportunizar que professores interajam, comunicativamente, sobre práticas pedagógicas e profissionalidade docente na Educação Profissional e, assim, através de uma relação dialógica e emancipatória, reestruturem suas ações docentes cotidianas, a partir de uma formação continuada pautada na racionalidade comunicativa.
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